Logotipo IOERJPágina Principal
segunda, 28 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Bonde de Santa Teresa ganha homenagem
em 17/03/2017 09:15:19 (478 leituras)


 

Patrimônio histórico, artístico e cultural do bairro de Santa Teresa, o bonde serviu de inspiração para um projeto que mudou a cara da Rua Paschoal Carlos Magno, próxima ao Largo dos Guimarães. A primeira etapa da intervenção artística Um Bonde para Santa Teresa trouxe cores para o antigo muro branco de aproximadamente 20 metros.

Mais de 90 artistas – vindos de estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo e mesmo de outros países, como Argentina – usaram cacos de louça, pastilhas de vidro e azulejos para criar 100 mosaicos que retratam a parte frontal de um dos meios de transporte mais conhecidos da cidade.

A responsável pela iniciativa é a mosaicista Andrea Aires Imbiriba. Por meio das redes sociais, ela convocou artistas de vários locais, que compartilharam a ideia. Os trabalhos, pequenos painéis no tamanho de uma folha A4, foram enviados à Andrea, que fez a curadoria.

Segundo a mosaicista, o objetivo agora é envolver novos nomes na produção de mais 100 peças até o dia 10 de junho, já que a segunda etapa do projeto está marcada para 8 de julho.

– Participei de projetos semelhantes em São Francisco do Sul, São Paulo e na Califórnia. Resolvi fazer um no Rio para promover a integração entre os artistas mosaicistas do Brasil e do mundo, além de resgatar a memória do bonde de maneira alegre e colorida. Cada um deu um pouco de si e do seu amor pela arte – afirmou Andrea.

Outros muros da cidade

Especialista na técnica do mosaico picassiette, criado a partir de pedaços de louças, a artista plástica Andrea Olighon foi uma das que atendeu ao chamado para participar do projeto, que pode se espalhar por outros muros do bairro e da cidade.

– Foi sensacional poder participar e saber que está só no início. Acho que dá para espalhar essa arte pelo Rio todo, trabalhando com diversos temas. Inspiração não falta – disse a artista plástica Andrea Olighon.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir