Logotipo IOERJPágina Principal
quarta, 30 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : LGBTs terão nome social incluído em registros policiais
em 31/01/2012 14:30:00 (1739 leituras)


A Polícia Civil anunciou ontem que, a partir do Carnaval, passará a incluir o nome social de travestis e transexuais nos registros de ocorrências das delegacias. A ação faz parte de um conjunto de medidas do Programa Estadual Rio Sem Homofobia.

- O nome social será incluído junto com o nome do registro civil. Nosso objetivo é que essas pessoas não sejam vitimizadas pela segunda vez nas delegacias. Os policiais passarão por uma capacitação a fim de oferecer um tratamento cidadão à população LGBT - afirmou a chefe de Polícia Civil, delegada Martha Rocha.




A expectativa é diminuir a subnotificação de crimes contra travestis e transexuais, permitindo que haja uma estatística real dos casos.

O coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, Claudio Nascimento, disse que travestis e transexuais são os que mais sofrem discriminação. De dois mil casos de homofobia atendidos pelos Centros de Referência de Promoção da Cidadania LGBT em 2011, 20% estavam relacionados a esse grupo.

- O Estado do Rio é o primeiro do País a incluir o nome social nos registros de ocorrência nas delegacias. Toprcemos para que isso inspire outros estados, porque não mexe no orçamento nem na gestão. É apenas uma mudança comportamental que oferece um tratamento humanitário a essas pessoas - disse Nascimento.

Imprimir