Logotipo IOERJPágina Principal
sábado, 22 de fevereiro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Projeto ecológico realiza apresentação na Rocinha
em 21/02/2017 09:32:20 (495 leituras)


 

Caixas de leite que deram lugar a máscaras carnavalescas, abadás confeccionados com banners usados durante os Jogos Olímpicos e CDs transformados em criativos enfeites de cabelo. As peças feitas a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos fizeram parte do figurino do cortejo mutirão De Olho no Lixo na Folia, que desfilou no sábado (18/2), na Rocinha, na Zona Sul do Rio.

As peças foram produzidas pelos alunos do Ecomoda, do De Olho no Lixo da Rocinha. Já os instrumentos musicais foram feitos pelos alunos do Funk Verde, a partir de resíduos sólidos que teriam como destino a lata do lixo: cuícas confeccionadas com canos PVC (tipo de resíduo da construção civil), pandeiro produzido com garrafa pet em substituição ao couro animal e latas de tinta que deram lugar ao tarol.

Os alunos apresentaram repertório de marchinhas de carnaval e um inédito samba enredo. Os arranjos musicais foram preparados pelos alunos do Funk Verde. O cortejo saiu da Quadra da Roupa Suja, desfilando pela Via Ápia, Boiadeiro e Valão e retornando para o local da concentração.

O desfile quis inspirar os blocos de carnaval a pensar na reutilização de fantasias e outros materiais que possam dar origem a instrumentos de percussão, além de sensibilizar os foliões para uma nova cultura de diminuição do impacto ambiental nos desfiles e bailes de carnaval.

PARCERIA

Fruto de cooperação entre a Secretaria do Ambiente e outros parceiros, o projeto desenvolve trabalho de manejo correto dos resíduos sólidos na Rocinha, para minimizar o impacto provocado pelo lixo.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir