Logotipo IOERJPágina Principal
sábado, 19 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Saúde destaca os mitos e as verdades sobre o Aedes aegypti
em 07/02/2017 09:25:35 (445 leituras)


 

Em tempos de internet e redes sociais, muitas são as informações compartilhadas sobre o mosquito Aedes aegypti, tanto em sites quanto em aplicativos de mensagens eletrônicas. Mas será que todas são verdadeiras? Como informação correta é um dos principais aliados da prevenção, a Secretaria de Saúde preparou um guia.

As larvas do mosquito só se desenvolvem em água limpa

---------------    Falso ------------------

De acordo com dados de pesquisas recentes, o Aedes aegypti pode se desenvolver em qualquer tipo de água, mesmo suja, dependendo apenas da oferta do criadouro disponível. No entanto, o desenvolvimento do mosquito é mais comum em água limpa, pois são os criadouros que, geralmente, estão disponíveis nas residências. Então, para combater o mosquito, o importante é acabar com qualquer reservatório de água parada, seja limpa ou suja.

Para matar os ovos do mosquito basta secar os reservatórios de água parada

---------------    Falso ------------------

Não basta apenas secar os reservatórios de água parada. É preciso também limpar o local, com esponja ou escova, pois as fêmeas depositam os ovos nas paredes dos recipientes, milímetros acima da linha d’água. Como o ovo pode se manter “vivo” por mais de um ano sem contato com a água, ele também precisa ser removido.

A chegada das chuvas aumenta a proliferação do mosquito

---------         Verdadeiro --------

Os ovos não são postos diretamente na água e, sim, milímetros acima de sua superfície, em recipientes como latas e garrafas, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos de vasos de plantas ou qualquer outro que possa armazenar água. Quando chove, o nível da água sobe, entra em contato com os ovos, que precisam de apenas meia hora para se transformar em larvas. Em no máximo sete dias, a larva dá origem a um novo mosquito.  Além disso, com a chegada das chuvas há um aumento da umidade relativa do ar, o que potencializa o desenvolvimento da larva.

Borra de café na água das plantas mata os ovos do mosquito

---------------    Falso ------------------

Não há comprovação de eficácia da borra de café na água das plantas e/ou sobre a terra no combate ao mosquito. Pelo contrário, já foi verificado na prática que a larva do Aedes aegypti se desenvolve na água suja de borra de café.  O correto é eliminar o uso dos pratos dos vasos ou colocar areia até as bordas deles, para evitar acúmulo de água.

Misturar uma colher de vinagre em água e derramar em pneus e em outros recipientes mata as larvas

---------------    Falso ------------------

O modo mais eficaz de eliminar as larvas do mosquito é acabar com os recipientes que possam acumular água parada. Se eles não puderem ser eliminados, por exemplo, caixas d’água ou tonéis, devem estar bem vedados.

Água sanitária e fumo de rolo têm ação sobre os focos

---------------    Falso ------------------

Não existe comprovação da eficácia. É prudente não confiar.

O Aedes também se desenvolve em piscinas

---------         Verdadeiro -------- em parte

O Aedes aegypti só se desenvolve em água de piscinas abandonadas. Se a água for tratada, com pH adequado e clorada de forma regular, não há qualquer risco de desenvolvimento de larvas. É recomendável limpar as bordas das piscinas periodicamente, pois podem servir como depósito para ovos do mosquito.

Ar-condicionado e ventiladores matam o mosquito

---------------    Falso ------------------

Quando se usa o ar-condicionado, a temperatura e a umidade baixam e isso inibe a ação do mosquito. Ele tem mais dificuldade para detectar onde estará a possível vítima de sua picada, mas não morre. Estes aparelhos apenas espantam o mosquito, que poderá voltar quando eles estiverem desligados.

Crianças podem usar repelente, mas há restrições

--------   Verdadeiro --------

Recomenda-se que as crianças entre 2 e 12 anos usem repelentes no máximo três vezes ao dia. O uso deve ser diretamente na pele, a base de DEET, com concentração máxima de 10%. Concentrações superiores a 10% só podem ser usadas por crianças maiores de 12 anos.

Tomar vitamina B impede a picada do mosquito

---------------    Falso ------------------

O uso de vitamina B pode afastar temporariamente o mosquito da pele da pessoa, mas isso não dura muito e também vai variar de acordo com o metabolismo de cada um.

Os aquários também são criadouros do Aedes

---------------    Falso ------------------em parte

Somente se não houver peixes. As larvas dos mosquitos são os pratos preferido dos peixes.

O Aedes aegypti não chega a andares altos nos prédios

---------------   Falso ------------------

O Aedes aegypti é um mosquito caseiro e voa baixo. O inseto prefere ficar em áreas fechadas e atacar na região das pernas, embaixo das mesas e próximo ao chão. No entanto, pode atingir andares mais altos dos prédios dentro dos elevadores.

É permitido usar inseticidas diariamente contra o Aedes

--------         Verdadeiro --------

A maioria dos aerossóis domésticos possui piretróide, substância que, segundo alguns especialistas, é menos tóxica para as pessoas. No entanto, os inseticidas não devem ser borrifados diretamente em pessoas, animais ou plantas.  Mas é uma medida paliativa. A eliminação de criadouros do mosquito ainda é a melhor estratégia.

Vasos sanitários pouco utilizados podem promover a proliferação do mosquito

---------         Verdadeiro --------

Vasos sanitários podem ser potenciais criadouros do mosquito. Utilize um escovão e produtos de limpeza, para remover possíveis ovos das paredes do vaso. Realize esta limpeza semanalmente e deixe a tampa sempre fechada.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir