Logotipo IOERJPágina Principal
sábado, 19 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Hemorio lança a ação Vista a Fantasia da Solidariedade
em 03/02/2017 09:16:24 (610 leituras)


 

O Hemorio lançou nesta quinta-feira (2/2) a 14ª edição da campanha Vista a Fantasia da Solidariedade. O objetivo do órgão da Secretaria de Saúde é reforçar os estoques de sangue para o Carnaval, época em que historicamente há queda de pelo menos 50% no número de doações voluntárias. A abertura da campanha foi realizada no salão de doadores do hemocentro, com integrantes da Escola de Samba Portela, da madrinha Bianca Monteiro e da Corte do Carnaval Carioca: o Rei Momo, a Rainha e as princesas.

Nos primeiros dias de 2017, a média de comparecimento ao Hemorio tem sido um pouco maior do que no mesmo período de anos anteriores. Mas, com a proximidade do Carnaval, esse número tende a baixar. Atualmente, o hemocentro recebe 200 bolsas de sangue, em média, por dia.

– Temos como objetivo chegar à média de 300 doações ao dia neste período que antecede o Carnaval. Com essa média diária, garantimos um bom estoque para ser utilizado durante e depois do feriado, quando o movimento também cai – explicou Luiz Amorim, diretor-geral do Hemorio.

A iniciativa recebe o apoio da rainha de bateria da Portela, Bianca Monteiro, madrinha da campanha em 2017. Estreando à frente da bateria da Portela, Bianca participou da ação em 2016, como segunda princesa do Carnaval Carioca.

– Fico feliz de poder participar de uma causa tão nobre. Muitas pessoas só sabem que falta sangue nos bancos quando alguém próximo necessita. Por isso, a importância da campanha: estamos aqui para conscientizar as pessoas. Antes de viajar, antes de pular Carnaval, reúna um grupo de amigos e vá até o Hemorio salvar vidas, fazer o Carnaval de alguém mais feliz – convidou a madrinha da campanha do hemocentro.

Hemocentro incentiva a população a doar sangue



A campanha Vista a Fantasia da Solidariedade inclui diversas atividades, como a visita de escolas de samba ao Hemorio. No dia 21 de fevereiro, o bloco Vem Doar pra Mim vai levar ao hemocentro pela terceira vez foliões para doar sangue, em cortejo que sai da Candelária. Este ano, o bloco será acompanhado pela bateria da Mangueira do Amanhã.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis legais (o modelo da autorização está no site www.hemorio.rj.gov.br). Não é necessário estar em jejum, apenas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação  de sangue e bebidas alcoólicas, 12 horas antes.

Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço das outras 25 unidades de coleta do estado.

O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no centro do Rio. 

Leia a notícia no Diário Oficial.


 

Imprimir