Logotipo IOERJPágina Principal
quinta, 1 de outubro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Site de alerta de cheias bate recorde de acessos
em 23/01/2012 09:58:57 (1370 leituras)



O site do Sistema de Alerta de Enchentes, operado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), registrou recorde de consultas desde o início do verão, quando as ocorrências de chuvas passaram a ser mais intensas. A média diária de acessos aumentou 200%, passou de 300, no período sem chuvas, para 900 em dias chuvosos. Em decorrência de tempestades, os acessos diários ultrapassaram cinco mil.

-A ferramenta ajudou a minimizar os transtornos nas regiões Serrana, Norte e Noroeste fluminense, as mais castigadas pelas primeiras ocorrências de temporais no estado este ano, disse a presidente do Inea, Marilene Ramos.

Em dezembro e janeiro foram emitidos, em média, 15 alertas para cada uma das duas regiões. No Norte e Noroeste, o sistema antecipou em mais de 24 horas a ocorrência de enchentes.

Ferramenta funciona 24 horas por dia

O Sistema de Alerta de Enchentes começou a ser instalado em 2008 na Baixada. Atualmente, dispõe de 62 estações hidrológicas, que medem a intensidade das chuvas e a capacidade de vazão dos cursos d'água, nas regiões mais suscetíveis no estado.

A ferramenta funciona 24 horas, todos os dias da semana, monitorando e transmitindo alertas a cada 15 minutos sobre as condições do tempo e de aumento gradual do nível de água dos rios para a central de processamento de dados do Inea. As unidades de Defesa Civil recebem os alertas e ficam encarregadas de divulgar e auxiliar as prefeituras na adoção de medidas preventivas nas regiões a serem afetadas, de modo a minimizar as consequências dos temporais.

O cidadão pode consultar o serviço ou se cadastrar para receber os boletins acessando o site do Inea (www.inea.rj.gov.br). Os dados também estão disponíveis nos perfis do sistema no Facebook e no Twitter.

Veja outras notícias em nosso Diário Oficial impresso desta segunda-feira.

Imprimir