Logotipo IOERJPágina Principal
terça, 29 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Chegada da UPP traz esperança ao Vidigal e à Chácara do Céu
em 19/01/2012 08:40:00 (2225 leituras)


 


 


O Governo do Estado inaugurou ontem a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) das comunidadaes do Vidigal e Chácara do Céu - ocupadas pela Polícia Militar desde novembro do ano passado. Essa é a 19ª UPP instalada no Rio. Ao todo, 246 policiais vão trabalhar para garantir a segurança de mais de 30 mil moradores das comunidades.

A consolidação do processo de pacificação trouxe a perspectiva de dias melhores.



- Com a chegada da UPP, vou ter mais segurança para criar meus filhos aqui - disse Clésia da Silva, de 18 anos, nascida no Vidigal.

Presidente da Associação de Moradores do Vidigal, Wanderley Ferreira espera que com a paz, os serviços públicos também cheguem aos moradores.

- Agradecemos porque a ocupação foi feita sem derramamento de sangue. Que a pacificação traga melhorias para o Vidigal - disse o líder comunitário.

O governador Sérgio Cabral participou da cerimônia de instalação da UPP, realizada na Vila Olímpica do Vidigal.

- Essa inauguração não é um fato isolado. Faz parte de um conjunto de políticas públicas - afirmou Cabral.

Conscientização das crianças

Durante a inauguração, foi lançada a cartilha "UPP, a Conquista da Paz" ilustrada pelo cartunista Ziraldo, criador do "Menino Maluquinho". A publicação explica o conceito da cidadania, mostrando a importância dos direitos e deveres de cada um na sociedade, além de abordar a integração entre a comunidade e a polícia.

- Todo mundo tem que ter consciência de seus direitos e deveres e mostrar isso foi o meu objetivo. O Vidigal se tornou um dos melhores bairros do Rio - disse Ziraldo.

Retorno com sabor especial para subcomandante

Quando saiu do Vidigal, em 2007, o tenente Jairo Dantas, 33 anos, não imaginava que um dia retornaria em um momento tão especial. Nascido e criado na comunidade, ele foi escolhido para ser o subcomandante da UPP.



Para quem já se viu em meio a confrontos armados na comunidade, a tarefa de levar a paz aos moradores tem um gostinho especial.

- Sonhava em contribuir para melhorias na comunidade. Todo mundo me conhece e sabe que pode contar comigo - disse o tenente Dantas, que trabalhará ao lado do comandante da UPP Vidigal, Fabio Pereira.

A unidade pacificadora fica no antigo Posto de Orientação Social e Urbanística da Prefeitura, enquanto outras três bases de apoio estão localizadas em diferentes pontos da comunidade.


 

Imprimir