Logotipo IOERJPágina Principal
quinta, 1 de outubro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : UPAs batem a marca de 11 milhões de atendimentos no estado
em 16/01/2012 08:40:00 (1706 leituras)


Em quatro anos, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24h já realizaram mais de 11 milhões de atendimentos médicos no Estado do Rio de Janeiro. A marca foi alcançada este mês. Até o dia 10, foram exatos 11.025.192 de atendimentos, sendo 73,8% pediátricos. Além disso, também foram distribuídos 79 milhões de medicamentos; realizados 7,3 milhões de exames laboratoriais e 2,2 milhões de Raios-X.

A popuplação fluminese dispões, atualmente, de 48 UPAs, distribuídas por todas as regiões do estado. As unidades contribuem para reduzir o fluxo nas grandes emergências, uma vez que a taxa de resolutividade dos casos ultrapassa 99%. O modelo bem-sucedido foi adotado em diversos estados do País e em Buenos Aires, capital da Argentina.



Para o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, um dos méritos do projeto foi tornar possível a instalação das unidades dentro de comunidades, como é o caso da UPA da Maré, a primeira a ser inaugurada, e que atende a quase 300 pacientes por dia.

- Essa é uma alternativa eficiente para diminuir a demanda dos hospitais da região. Hoje, os pacientes que recorriam às grandes emergências são atendidos nas UPAs próximas de suas casas, que realizam cerca de 10 mil atendimentos diários - disse Côrtes.

Unidade de Copacabana é referência para idosos

Apesar de seguir um padrão de atendimento, que inclui a estrutura física, a especialização dos profissionais e os serviços oferecidos, as Unidades de Pronto Atendimento 24h também são adequadas ao perfil dos moradores da região onde estão localizadas.

É o caso da unidade de Copacabana, na Zona Sul do Rio. Apesar de estar preparada para receber qualquer tipo de caso, todos os profissionais foram capacitados para atender especialmente os idosos, que representam a maior parte da população do bairro.

Processo de acreditação

Cinco UPAs - Maré, Botafogo, Tijuca, Penha e Engenho Novo -, vêm passando pelo processo de acreditação da Joint Comission International (JCI), principal referência quando o assunto é qualidade em instituições de saúde. O objetivo da Secretaria de Saúde é levar o processo para todas as outras unidades.


Imprimir