Logotipo IOERJPágina Principal
segunda, 6 de julho de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Agricultores buscam práticas sustentáveis no campo
em 29/09/2016 09:26:52 (397 leituras)


 

Produtores do Estado do Rio estão ampliando suas ações para garantir o cultivo sustentável, contribuindo para a preservação dos recursos naturais. Para auxiliar os agricultores a implantarem técnicas ambientalmente adequadas, o programa Rio Rural promove oficinas de formação e capacitações técnicas na área de agroecologia.

– O Rio Rural desenvolve diversas atividades nas comunidades, incentivando a adoção de sistemas produtivos sustentáveis, que também são mais eficientes. As oficinas são parte importante destas ações e estão conseguindo grandes resultados – disse o secretário de Agricultura, Christino Áureo.

Interessados em produzir melhor e com equilíbrio ambiental, agricultores familiares da microbacia de Morro Grande, em São José do Vale do Rio Preto, participaram de uma oficina de manejo ecológico do solo. A atividade reuniu cerca de 30 agricultores.

Preservação do solo

Com apoio técnico dos extensionistas da Emater-Rio, a oficina apresentou alguns conceitos e métodos de conservação do solo, além da recuperação de terrenos degradados. Além disso, os produtores também assistiram a vídeos sobre a importância do manejo sustentável do solo e sobre o Sistema Agroflorestal (SAF).

Para o produtor Valdeci Veríssimo, as oficinas promovidas pelo Rio Rural auxiliam os produtores a melhorarem suas lavouras.

– Aprendemos que muitas coisas podem ser melhoradas em nossa roça. Ainda usamos produtos químicos, sem necessidade. Precisamos ajudar o meio ambiente, para que nossas famílias possam continuar trabalhando com a terra – afirmou o agricultor.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir