Logotipo IOERJPágina Principal
segunda, 6 de julho de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Cedae vai ampliar o abastecimento em Nova Iguaçu e Mesquita
em 29/09/2016 09:25:03 (578 leituras)




A Cedae assinou ontem um contrato para a construção das obras de ampliação do abastecimento de água de Nova Iguaçu e de Mesquita. As obras – orçadas em R$ 123,4 milhões – incluem a construção de quatro novos reservatórios e o assentamento de mais de 60 quilômetros de troncos distribuidores. As melhorias ficarão a cargo do consórcio Jardim Esplanada, constituído pelas empresas Allianza Infraestruturas do Brasil S.A. e RC Vieira.

As obras fazem parte do pacote para universalizar o abastecimento da Baixada Fluminense, que inclui os programas Novo Guandu e de Abastecimento de Água da Baixada Fluminense. As melhorias já estão em andamento nos municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Queimados, Nilópolis e Nova Iguaçu.

Melhorias nos sistemas das duas cidades

Sistema da Posse

Elevatória, tronco distribuidor de água de 11 quilômetros de extensão, novo reservatório com capacidade para 5 milhões de litros e reforma de reservatório.

Sistema Jardim Alvorada

Novo reservatório de 4 milhões de litros, tronco distribuidor de 18,5 quilômetros, booster (conjunto de bombas que regula a pressão na rede) e adutora de 1,2 quilômetro.

Sistema Jardim Esplanada

Serão assentados 4,65 quilômetros de adutoras e 15,6 quilômetros de tronco distribuidor, novo booster e novo reservatório com capacidade para 5 milhões de litros.

Sistema Brasília

Serão construídos reservatório de 5 milhões de litros, tronco distribuidor de 2,6 quilômetros e booster, além da recuperação de reservatório já existente de 2,5 milhões de litros.

Sistema Mesquita/JK

Terá novo tronco distribuidor de 15,4 quilômetros de extensão.

Governo do Rio realiza obras de saneamento na Baixada

Para aumentar a oferta de água na Baixada, o Governo do Estado, por meio da Cedae, está realizando obras do Programa de Abastecimento de Água para a Baixada Fluminense nos municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Queimados, Nilópolis e Nova Iguaçu.

O programa inclui a construção de uma nova estação de tratamento de água; assentamento de 96 km de adutora; implantação e reforma de 17 elevatórias; construção de 17 reservatórios e reforma de oito já existentes; e assentamento de 517 km de troncos de adução e de distribuição.

Novo guandu

O assentamento de tubos de adução que servem de reforço no abastecimento de água de São João de Meriti e de Duque de Caxias já foi 98% realizado. O investimento soma R$ 3,4 bilhões, incluindo a execução do programa Novo Guandu, que acontecerá em uma outra etapa do programa.

Confira os investimentos da 1° etapa:

São João de Meriti - Implantação do Sistema de Abastecimento em São Mateus, Jardim Meriti, Parque Araruama, Vilar dos Teles, Éden e Coelho da Rocha: reforma de reservatórios, instalação de booster e assentamento de troncos de adução e distribuição. 3% de execução.

Duque de Caxias - Implantação de Sistema de Abastecimento nos bairros 25 de Agosto, Olavo Bilac, Parque Fluminense e Centenário: assentamento de troncos de adução e distribuição e instalação de booster – para manter a pressão na rede. 26% de execução.

Belford Roxo - Implantação dos sistemas de abastecimento do Lote XV, Jardim Meu Retiro, Graça, Centro e Retiro Feliz: boosters, reservatório e troncos de adução e distribuição. 18% de execução.

Queimados - Implantação dos sistemas de abastecimento de Queimados (complementação da rede existente) e de Camburi. 25% de execução.

Nilópolis - Obras de retaguarda para atender a diversos municípios da região: reforço no abastecimento de água de Nilópolis e assentamento de tubos de adução. 22% de execução

Nova Iguaçu - Implantação de sistemas em Cabuçu Alto e Cabuçu Baixo: adução, booster, reservatórios e assentamento de troncos distribuidores. 16% de execução

Complementação de adutora e booster de Austin-Queimados. 28% de execução

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir