Logotipo IOERJPágina Principal
terça, 14 de julho de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Instituto Vital Brazil investe em capacitação
em 28/09/2016 09:26:39 (405 leituras)


 

Com o objetivo de aprimorar a eficácia dos soros antipeçonhentos e fomentar a troca de conhecimento com outras instituições, o Instituto Vital Brazil promoveu o curso Transcriptômica: análises e validações. A capacitação foi oferecida pelos pesquisadores Jochen Bick e Paula de Carvalho Papa e contou com a participação de 20 colaboradores da unidade.

– A descoberta da especificidade do soro, realizada pelo cientista Vital Brazil, ou seja, que para cada espécie de animal era preciso um soro específico, representou um grande avanço no tratamento dos acidentados e, até hoje, salva milhares de vidas. Atualmente, os cientistas entendem que este tratamento pode ser melhorado, evitando não apenas a morte, mas também possíveis sequelas. O Instituto Vital Brazil está trabalhando exatamente para que o soro seja um tratamento completo – disse o presidente do instituto, Edimilson Migowski.

Transcriptômica é uma técnica de sequenciamento e análise genética de um organismo. No caso do Instituto Vital Brazil, os pesquisadores utilizam a técnica em células das glândulas produtoras de veneno em diversas serpentes.

– O instituto está discutindo uma parceria de bilaterização com a Universidade de Zurique para o aperfeiçoamento técnico da equipe de pesquisadores do Vital Brazil. Ainda assim, é uma pesquisa de longo prazo – explicou Rafael Cisne, diretor-científico do instituto.

Fornecedor

Ligado à Secretaria de Saúde, o Instituto Vital Brazil é um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro fornecedores de soros hiperimunes.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir