Logotipo IOERJPágina Principal
segunda, 6 de julho de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Sistema penitenciário fluminense adere ao Outubro Rosa
em 27/09/2016 09:03:49 (388 leituras)


 O Instituto Penal Oscar Stevenson, em Benfica, em parceria com a Universidade Veiga de Almeida, aderiu à campanha Outubro Rosa, que reforça a importância de exames para a prevenção do câncer de colo de útero e de mama. Até sexta-feira (30/9), 379 detentas da unidade realizarão o exame ginecológico. A meta é atender a 80 apenadas por dia,

Durante as consultas com especialistas, as internas farão exames para a detecção do vírus HIV, hepatite e sífilis, além da checagem de peso e altura para verificar o índice de massa corporal de cada uma. A campanha acontece na última semana de setembro na unidade prisional, antecipando os eventos do Outubro Rosa, que começam na próxima semana.

Na abertura da campanha, ontem, o secretário de Administração Penitenciária, coronel PM Erir Ribeiro Costa Filho, ressaltou a importância do convênio com a universidade.

– A parceria é primordial para a saúde das internas – ressaltou o secretário.

Coordenadora do projeto Outubro Rosa, na Universidade Veiga de Almeida, Abilene Gouveia, elogiou a ação do Instituto Penal Oscar Stevenson.

– É importante uma iniciativa como essa, que rompe barreiras. Já estamos em conversações  para que a semana Outubro Rosa se estenda a outras unidades prisionais – disse Abilene Gouveia.

Prevenção

Primeira da fila a ser examinada, a interna Vera Cristina Estellet agradeceu a oportunidade de realizar o exame preventivo.

– Essa é uma boa chance, porque temos que cuidar da nossa saúde. Só temos a agradecer ao Estado por nos proporcionar um exame, que normalmente é muito difícil de ser realizado – afirmou a detenta.

A interna Sônia Aparecida de Souza elogiou a iniciativa da Secretaria de Administração Penitenciária.

– Fico feliz em fazer parte do universo dessa campanha. Prevenir o câncer é muito importante para todas nós – explicou a detenta.

Após o exame ginecológico, todas as apenadas ganharam lanches e receberam brindes com o laço cor de rosa, símbolo da campanha.

Idealizadora do projeto junto à Coordenação de Gestão em Saúde Penitenciária, a diretora do Instituto Penal Oscar Stevenson, Rosana Felix Bastos, destacou a parceria e o apoio do Estado.

– Espero que esse seja o primeiro de muitos outros eventos visando à saúde da mulher – ressaltou Rosana. 

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir