Logotipo IOERJPágina Principal
segunda, 6 de julho de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Obra olímpica beneficia a praia do Flamengo
em 23/09/2016 09:28:01 (580 leituras)


 

A praia do Flamengo, na Zona Sul do Rio, está há três meses mantendo bons índices de balneabilidade. Segundo o gerente de Qualidade das Águas do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Leonardo Daemon, esses foram os melhores resultados no período de junho a agosto em cerca de 10 anos.

– As águas da praia do Flamengo eram bastante impactadas pelas saídas de galerias pluviais contaminadas na Marina da Glória. Os lançamentos foram cessados em tempo seco com a construção da galeria de cintura para as competições olímpicas. Eles são bloqueados e bombeados para a rede formal de esgoto, que naquela área é o interceptor oceânico, com destino ao Emissário Submarino de Ipanema – disse Daemon.

O Inea mantém dois pontos de monitoramento na área: um no centro da praia e outro na foz do Rio Carioca, à direita da orla. Entre outros fatores, três podem impactar a qualidade de uma praia urbana: a proximidade da saída de galerias pluviais, de rios e canais; a localização geográfica; e a pluviosidade (as chuvas acabam arrastando mais detritos pelas galerias). As praias da Baía de Guanabara, por serem mais abrigadas, têm uma renovação das águas mais demorada do que quando comparadas com as praias oceânicas.

– A galeria de cintura foi projetada para operar em tempo seco. Estamos ainda em época de pouca chuva, por isso é preciso aguardar o período chuvoso para observar o comportamento da praia e avaliar essa indicação de melhora ao longo do ano – explicou Leonardo Daemon.

Todas as praias da cidade são analisadas pelo Inea duas vezes por semana. Elas são analisadas de acordo com a Resolução Conama 274/2000 e são consideradas próprias ou impróprias conforme a quantidade de coliformes fecais na água. Para evitar problemas de saúde como gastroenterites, enjoo e diarreia, entre outros incômodos, basta acompanhar os boletins que são publicados às terças e sextas-feiras no site www.inea.rj.gov.br

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir