Logotipo IOERJPágina Principal
segunda, 6 de julho de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Lei Seca participa de eventos da Semana Nacional de Trânsito
em 23/09/2016 09:21:43 (578 leituras)


 

A Operação Lei Seca, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, está realizando diversas ações em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, que acontece anualmente de 18 a 25 de setembro. Os agentes da Lei Seca participam de eventos e estão realizando palestras em empresas e instituições de ensino sobre temas como o perigo de misturar direção e álcool e as mudanças no Código Nacional de Trânsito.

As modificações na legislação passarão a valer a partir do dia 1° de novembro. Entre as penalidades, está o aumento no valor da multa para quem se recusar a fazer o teste do bafômetro, que passará de R$ 1.915,00 para R$ 2.934,70, o que corresponde a dez vezes o valor de uma infração gravíssima. Além disso, o motorista terá a habilitação suspensa por 12 meses.

Entre as outras mudanças também está a proibição do uso de celular enquanto dirige. Esta infração, antes considerada média, agora  será gravíssima, assim como o uso indevido da vaga de idoso ou deficiente, que passa a tirar sete pontos na Carteira de Habilitação do motorista infrator.

– A grande lição que a Operação Lei Seca traz é que é possível mudar o comportamento da sociedade através de uma política pública eficaz. A conscientização de cariocas e fluminenses quanto ao risco de misturar álcool e direção permitiu que milhares de vidas fossem salvas ao longo desses 7 anos de existência da operação – ressaltou Paulo Melo, secretário de Assistência Social e Direitos Humanos.

Agentes da Operação Lei Seca participaram de eventos na sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na Ponte Rio-Niterói, e do evento da Cet-Rio, Arte na Faixa, na Rua do Passeio e no Aterro do Flamengo. Os agentes da área de educação ministraram palestras em diversas empresas.

– O slogan deste ano da Semana Nacional do Trânsito, Eu sou + um por um trânsito + seguro, chama a atenção para um dever de todos. A Lei Seca tem a função não só de fiscalizar, mas de conscientizar os motoristas sobre os perigos no trânsito. Esperamos com isso bater a meta estipulada pela ONU, que é reduzir em 50% as mortes por acidentes no trânsito, entre 2011 e 2020 – disse o coordenador da Lei Seca, tenente-coronel Marco Andrade.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir