Logotipo IOERJPágina Principal
segunda, 6 de julho de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Inventário de Emissões Veiculares é lançado
em 23/09/2016 09:19:36 (556 leituras)


 

Em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, a Secretaria do Ambiente lançou o 2º Inventário de Emissões Veiculares da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O documento traz resultados expressivos: houve uma redução de até 90% das emissões atmosféricas contempladas no 1º inventário, publicado em 2004. Também foi lançada a base de dados referentes ao monitoramento da qualidade do ar da última década, que ficará disponível no portal do Inea: www.inea.rj.gov.br.

Passada mais de uma década da primeira publicação, durante a qual foram aplicadas diversas medidas de controle de emissões veiculares, tanto em âmbito nacional quanto estadual, as emissões estimadas foram reduzidas em aproximadamente 90% para monóxido de carbono (CO) e 75% para os óxidos de nitrogênio (NOx). Em relação ao somatório das emissões estimadas em 2004 e 2016, a redução alcançou 90%, mesmo com a ampliação de 186 para 1.233 de vias inventariadas e da frota (de 885.716 para 1.352.561) consideradas no estudo.

Projetos realizados

Para se chegar a esse percentual, o Governo do Estado do Rio de Janeiro intensificou as vistorias dos veículos; aprimorou o Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso, executado pelo Inea em parceria com o Detran; melhorou o programa Procon Fumaça Preta, que intensificou o controle dos veículos pesados que trafegam no estado; e incentivou o uso do Gás Natural Veicular (GNV).

– O Inventário de Emissão Veicular é uma das ferramentas mais úteis na gestão do controle da poluição atmosférico – explicou o secretário do Ambiente, André Corrêa.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir