Logotipo IOERJPágina Principal
sexta, 18 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Dengue é tema de curso para militares da área de saúde
em 13/01/2012 14:30:00 (1451 leituras)


A Secretaria de SAúde está promovendo o curso de Capacitação em Serviço: Dengue em 15 Minutos, que permitirá identificar a doença com mais precisão. A qualificação, que tem duração de quatro horas,  é voltada para o treinamento de profissionais de saúde da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e das Forças Armadas. Cerca de 500 profissionais de hospitais estaduais, federais, particulares e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de todo o estado já passaram pelas aulas.

A proposta é instruir médicos e enfermeiros na capacitação em serviço para que eles possam repassar os conhecimentos a outros colegas de equipe, num treinamento de apenas 15 minutos. O objetivo é promover uma padronização no atendimento.

Segundo o médico e consultor da coordenação geral de Educação em Saúde e Gestão, Paulo Apratto, uma pesquisa do Ministério da Saúde mostrou que a maioria dos pacientes foi atendida por profissionais de saúde que não seguiram qualquer protocolo.

- Existem parâmetros epidemiológicos e clínicos que possibilitam o diagnóstico precoce. É o caso da febre e do cansaço associados a dores musculares, ao redor dos olhos e nas articulações, além de manchas na pele. Precisamos do conhecimento das classificações da doença e da compreensão das operações clínicas para adotar a conduta correta - disse Apratto.

A instrutora Valéria Monteiro esclarece que a capacitação visa reduzir o impacto para a população no caso de uma epidemia neste verão.

- Atualmente, temos a presença dos tipos 1 e 4. Quem já teve dengue 1 está imune, mas existe uma parcela de jovens, que nasceu no fim ou depois da década de 90, que não teve contato com a doença. É preciso identificar a dengue o quanto antes - afirmou Valéria.

A capacitação segue a proposta de atendimento sugerida pelo Ministério da Saúde. O certificado do curso é emitido pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Unasus). Os próximos cursos serão para a Polícia Militar e Forças Armadas.


Imprimir