Logotipo IOERJPágina Principal
segunda, 6 de julho de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Novos equipamentos da Polícia Militar agilizam socorro
em 21/09/2016 09:45:08 (419 leituras)


 

O legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos não contemplou apenas a população: os policiais militares agora dispõem de equipamentos mais modernos para resgatar seus integrantes feridos. Além disso, os eventos esportivos favoreceram uma interação entre corporações com interesses afins.  Prova disso foi o encontro promovido pelo Comando de Operações Especiais (COE), na sede do Grupamento Aeromóvel (GAM), em Niterói. Além da PM, participaram representantes da Polícia Rodoviária Federal, Marinha e Exército.

O coronel Luiz Sergio Cosendey Perlingeiro, comandante do GAM, iniciou as apresentações sobre as formas de atuação em situações em que é preciso utilizar o transporte inter-hospitalar.

– É interessante conhecer as boas práticas de cada grupo, são experiências que podem melhorar o nosso trabalho e facilitar uma futura parceria – disse o coronel.

Eficiência

O tenente-coronel médico Daniel Bauer, chefe da seção médica do COE, ressaltou a necessidade de um socorro eficiente.

Foi apresentada ainda a nova aparelhagem de socorro aeromóvel – doada pela Secretaria Nacional de Segurança para Grandes Eventos.  Segundo o sargento enfermeiro Bruno Vieira, que é paramédico, o conjunto é praticamente uma UTI móvel. Até quatro helicópteros podem, ao mesmo tempo, conter o novo kit, composto por prancha de transporte, aspirador de secreções, bomba de infusão, rede de oxigênio e autopulse (utilizada em paradas cardiorrespiratórias), entre outros recursos.

Os helicópteros equipados servem tanto para o atendimento imediato dos feridos quanto para transferência, quando estes se encontram em alguma unidade hospitalar.

Quando solicitados, esses veículos apoiam corporações como Bombeiros e Marinha, em caso de tragédias, por exemplo. Nessas circunstâncias, podem também salvar vidas de civis.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir