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Notícias
Diário Oficial : Ações do Procon garantem os direitos dos consumidores
em 16/09/2016 09:24:42 (445 leituras)


 

Coordenadora de Atendimento do Procon-RJ, Soraia Panella conversou com o D.O Notícias sobre o trabalho realizado pela autarquia, que tem o objetivo de assegurar ao consumidor ampla transparência nas negociações de compra.

D.O Notícias – Ontem foi o Dia do Cliente. Que mensagem você daria ao consumidor que não cobra seus direitos?

Soraia Panella – Em primeiro lugar, procure a empresa, por meio do SAC ou da ouvidoria. Se não conseguir resolver diretamente com a empresa, procure os canais de comunicação do Procon-RJ e faça a sua reclamação. Assim poderemos garantir o direito ao consumidor e coibir irregularidades na relação entre empresas e clientes. Os canais de atendimentos do Procon são os postos (http://www.procon.rj.gov.br/index.php/posto_atendimento), o telefone 151, o site www.procononline.rj.gov.br e o aplicativo gratuito Meu Procon-RJ, para telefones com iOS e Android.

D.O Notícias – O que o consumidor precisa saber para poder exigir seus direitos?

Panella – O mais importante é o direito de saber todas as informações, de maneira clara e precisa, sobre os produtos quando for comprá-los para fazer a sua escolha ciente do que está adquirindo. O dono do estabelecimento precisa dar estas informações ao consumidor.

D.O Notícias – Há casos em que o consumidor exige algo que não pode?

 Panella – Sim. A principal confusão feita pelo cliente é em relação à troca de um produto. Quando o consumidor compra algo em uma loja física, ele não tem direito à troca se ele simplesmente não gostou do produto. Ele só tem direito, se for por causa de defeito. É importante que o cliente entenda que cada loja tem a sua própria política de troca e o consumidor deve se informar sobre ela.

D.O Notícias – E se a compra for realizada pela internet ou por telefone?

 Panella – Se o consumidor comprar algo fora do estabelecimento comercial (loja física), ele pode se arrepender e tem direito a 7 dias para troca ou devolução.

D.O Notícias – Quais os campeões de reclamações no Procon Estadual?

 Panella – As principais reclamações verificadas são as relacionadas às empresas de telefonia, concessionárias de TV por assinatura e de serviços públicos, como energia elétrica. As empresas de telefonia, por exemplo, ficam entre as dez do ranking todos os meses.

Leia a notícia no Diário Oficial.

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