Logotipo IOERJPágina Principal
segunda, 6 de julho de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Segurança lança aplicativo para o serviço 190
em 14/09/2016 09:23:43 (474 leituras)




 A Secretaria de Segurança, em parceria com a Startup Nearbee, lançou ontem o aplicativo Emergência RJ, que oferece atendimento imediato em serviços emergenciais, como denúncias de atividades suspeitas, ocorrências ou pedidos de socorro. Ampliando o atendimento do serviço 190, o projeto-piloto vai beneficiar aproximadamente 12 milhões de moradores da Região Metropolitana.

O novo aplicativo permite que o usuário possa fazer a denúncia com poucos cliques, de forma confiável e gratuita. O lançamento durante os Jogos Paralímpicos Rio 2016 reforça a acessibilidade para ligações telefônicas às pessoas com audição e fala comprometidas.

– Estima-se que 4,8% da população possua dificuldade auditiva ou de fala. Estas pessoas terão essa ferramenta como forma de inclusão. Este é mais um canal de acionamento da Polícia Militar do Rio de Janeiro para emergências ao cidadão. Estamos dando mais um passo para acompanhar o desenvolvimento tecnológico – afirmou o subsecretário de Comando e Controle, da Secretaria de Segurança, Edval Novaes.

Navegação intuitiva

O novo aplicativo permite o recebimento de informações como localização (por meio do GPS do celular), além do envio de fotos e áudios. A ferramenta já está disponível para download na Apple Store e Google Play. Após o download, o usuário deve preencher os dados cadastrais e validar uma conta de e-mail ou no Facebook, permitindo a identificação instantânea em um chamado. A navegação foi desenvolvida para o usuário seguir de forma intuitiva todos os indicadores, facilitando o uso.

– A denúncia pode ser feita para a pessoa que está acionando o serviço ou para terceiros. O aplicativo possui um botão vermelho, que é utilizado para comunicar atendimentos emergenciais, e um laranja, para situações suspeitas. Queremos viabilizar uma conexão eficiente entre os cidadãos, o Estado e a polícia – disse o fundador e CEO da Nearbee, Felipe Fontes.

CICC

Uma equipe capacitada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, é responsável por receber os chamados digitais de forma bilíngue (Português / Inglês) e efetivar as denúncias, envolvendo o serviço 190 (Polícia Militar). A Central recebe em média cerca de 7 mil ligações diárias, incluindo toda a Região Metropolitana. As ligações para os números de emergência internacional norte-americano (911) e europeu (112) realizadas no Rio de Janeiro também são direcionadas para o 190. 

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir