Logotipo IOERJPágina Principal
segunda, 6 de julho de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Convênio vai expandir agroflorestas no Noroeste
em 08/09/2016 09:46:08 (487 leituras)


 

A produção agroecológica ganhou um novo fôlego na região Noroeste Fluminense. Investimentos no valor de R$ 200 mil vão permitir que 30 propriedades rurais adotem o sistema agroflorestal (SAF), que concilia o cultivo de diversos alimentos no mesmo espaço, combinando espécies de porte menor com o plantio de árvores. O recurso foi obtido a partir de um convênio entre a Associação Central dos Produtores de Leite de Pádua e a Fundação Banco do Brasil.

 Os módulos do SAF a serem implantados são da modalidade de integração horta/floresta, que consorcia a produção de hortaliças e árvores e é propícia para a expansão do cultivo orgânico.

Investimento

O valor repassado pelo acordo será utilizado na aquisição de máquinas e equipamentos, como trituradores de galhos, troncos e resíduos; motosserras para poda; e 30 sistemas de irrigação, entre outros.

Nos últimos três anos, a iniciativa capacitou os agricultores familiares do Noroeste interessados em substituir a produção convencional pelo cultivo orgânico.

– O SAF é ideal para áreas degradadas, porque promove a recuperação do solo junto com a produção de alimentos – explicou o engenheiro agrônomo Eiser Felippe.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir