Logotipo IOERJPágina Principal
terça, 14 de julho de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Rede de artesanato incentiva a capacitação
em 08/09/2016 09:44:21 (477 leituras)


 

A Rede de Artesanato Rural, articulada pelo programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, promove diversas capacitações com foco em protagonismo social.  Em agosto, artesãos de 13 municípios participaram, em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, de mais uma qualificação.

– Nosso papel é orientar para que encontrem soluções comuns, estimulando a autogestão no artesanato, que é tão importante para o desenvolvimento rural sustentável – disse o secretário de Agricultura, Christino Áureo.

Assistente técnico de organização comunitária do Rio Rural, Adriano Lopes conta que os municípios atendidos pelo Rio Rural através de subprojetos de aquisição de máquinas de costura e insumos para a produção de artesanato vêm recebendo ações locais para impulsionar o segmento.

– Esse momento é importante para que eles conheçam a realidade de todos. Os resultados positivos podem fortalecer o artesanato regional – explicou Lopes.

Para vencer o desafio da comercialização, a artesã Maria Anna Bauduci, de Varre-Sai, no Noroeste Fluminense, criou uma espécie de consórcio de artesanato. A artesã convidou moradores a ingressarem no sistema e cada participante paga R$ 100 por mês durante dez meses. A cada 30 dias, uma colcha de patchwork é sorteada.

– Para mim é bom porque para produzir uma colcha desse tipo levo quase um mês. Todos saem satisfeitos – disse Maria Anna.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir