Logotipo IOERJPágina Principal
terça, 29 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Maracanã ganha captação de energia solar
em 12/01/2012 14:00:00 (1593 leituras)



O Governo do Estado do Rio de Janeiro firmou parceria com a Light para instalação de placas para captação de energia solar no Maracanã. O convênio Maracanã Solar vai viabilizar a implantação de um anel fotovoltaico sobre a estrutura metálica que sustentará a nova cobertura de lona tensionada, gerando energia limpa equivalente ao consumo de 240 residências e evitando a emissão de 2.560 toneladas de CO2 na atmosfera.

A iniciativa, já aprovada pelo Iphan, foi desenvolvida pela mesma empresa que está projetando a nova cobertura, a alemã SBP (Schlaich Bergermann und Partner), e não terá custo para o Estado. Além disso, a implantação do anel fotovoltaico não influenciará no cronograma da obra e não vai interferir na visão externa ou em qualquer outro aspecto técnico da estrutura.

- A Light assumirá o investimento para implantação e manutenção destas placas fotovoltaicas e, após a sua amortização, que será feita por meio da venda da energia gerada, a usina será transferida para o Estado, que poderá optar por continuar vendendo esta energia ao mercado ou utilizá-la em imóveis estaduais - afirmou Regis Fichtner, secretário da Casa Civil.

A parceria com a Light contempla ainda R$10 milhões para que o Estado invista em eficiência energética em mais bens públicos, contribuindo para uma administração cada vez mais ligada à questões ambientais.

Eficiência energética

O projeto do novo Maracanã prevê ainda outros recursos de economia de energia, como um sistema de captação de água de chuva para irrigação do gramado.

Imprimir