Logotipo IOERJPágina Principal
segunda, 6 de julho de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Barreira Olímpica fiscaliza mais de 2 mil veículos de cargas
em 06/09/2016 09:20:31 (474 leituras)


 

A Operação Integrada Barreira Olímpica completou, no dia 27 de agosto, um mês de atividades no posto de Nhangapi, em Itatiaia. Desde o período de testes, iniciado em 4 de julho, a ação fiscalizou 2.180 veículos com o reforço do scanner móvel de cargas da Receita Federal.

Além disso, 236 ônibus foram fiscalizados, resultando na apreensão de aproximadamente 12 toneladas de mercadorias falsificadas, cigarros contrabandeados do Paraguai e eletrônicos de origem estrangeira sem comprovação de importação.

As imagens do scanner ajudaram as equipes a detectar a presença de armas em um dos caminhões vistoriados. Na ocasião, uma pistola 380 e um revólver calibre 38 foram encontrados em um compartimento oculto da cabine do veículo. O caminhoneiro foi conduzido para a delegacia da região, onde foi preso com base no Estatuto do Desarmamento, uma vez que uma arma estava com a numeração raspada e a outra registrada em nome de terceiros.

Reforço

Desde o dia 8 de agosto, a Operação Barreira Olímpica passou a contar também com um scanner móvel de bagagens da Receita Federal. O equipamento, que opera de forma semelhante aos usados em aeroportos, tem como função fiscalizar malas de ônibus e eventualmente veículos leves com cargas suspeitas. Outro recurso usado durante as ações são os agentes caninos da Receita Federal, especializados na detecção de drogas.

A Operação Integrada Barreira Olímpica é realizada diariamente, em caráter permanente, pelos servidores da Secretaria de Fazenda, da Receita Federal e da Secretaria de Governo. O objetivo é coibir o contrabando, descaminho, contrafação, transporte irregular de armas, crimes ambientais e a sonegação de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Bens e Serviços) durante o período da Olimpíada 2016.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir