Logotipo IOERJPágina Principal
segunda, 6 de julho de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Estado entrega nova base cartográfica
em 06/09/2016 09:17:35 (406 leituras)


 

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Câmara Metropolitana de Integração Governamental, entregou a nova base cartográfica dos municípios da Região Metropolitana. Ao todo, 3.019 ortofotocartas foram distribuídas, retratando, com precisão, os mais de 2 mil quilômetros quadrados de área urbana de 19 dos 21 municípios da região. As prefeituras de Rio de Janeiro e de Niterói já possuem o levantamento.

As ortofotocartas – entregues em mapas e em pen drives – reproduzem imagens aéreas detalhadas da ocupação urbana do território metropolitano.

– Uma base cartográfica é fundamental para qualquer iniciativa de planejamento. O sistema permitirá a melhoria do sistema de arrecadação de impostos, como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o ITBI (Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis), além da melhoria do planejamento dos serviços públicos, como por exemplo, a coleta de lixo –  explicou o diretor-executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro.

Presentes ao evento, os prefeitos de Seropédica, Alcir Martinazzo, de Queimados, Max Lemos, e de Rio Bonito, Solange Almeida, elogiaram a iniciativa e ressaltaram a importância do material para a melhoria do planejamento em seus municípios.

– A nova base cartográfica é essencial para quem procura fazer um bom planejamento de sua cidade. Todas as ações de governo passam a ser feitas com mais exatidão – afirmou Max Lemos.

A iniciativa contou com investimento do Banco Mundial, que resultou na contratação do levantamento aerofotogramétrico. Entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016 foi feito um sobrevoo da região, identificando as áreas de adensamento populacional.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir