Logotipo IOERJPágina Principal
terça, 14 de julho de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Agricultores se preparam para explorar o turismo rural
em 02/09/2016 09:55:00 (487 leituras)




A capacitação dos produtores rurais para serem promotores do turismo no campo, também conhecido como agroturismo, é um dos importantes eixos do trabalho de incentivo ao desenvolvimento rural sustentável no interior fluminense.

Nos dias 22 e 23 de agosto, um grupo de 15 pessoas – formado por agricultores familiares, jovens do campo e mulheres artesãs das microbacias Baixo Rio Paquequer e Rio Formiga, em Teresópolis – participou de uma excursão técnica de turismo rural ao município de Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo, uma das referências desse tipo de turismo no país. A visita foi promovida pelo escritório local da Emater, com recursos do programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura.

Segundo a engenheira agrônoma e extensionista rural da Emater-Rio, Monique Lopes da Silva, a capacitação dos agricultores na área de agroturismo ofereceu não apenas informações sobre o tema, mas também a vivência na atividade. No município capixaba, mais de 300 famílias estão envolvidas com atividades de turismo rural.

– A excursão foi realizada a partir de uma solicitação dos próprios produtores, através do Diagnóstico Rural Participativo (DRP), que identifica as áreas de interesse das microbacias – explicou Monique.

Os produtores visitaram agroindústrias capixabas, conheceram diferentes formas para agregar valor aos produtos oriundos da agricultura familiar e também alguns roteiros e circuitos turísticos de Venda Nova do Imigrante.

– A seleção das propriedades visitadas foi feita a partir da articulação entre o escritório da Emater-Rio de Teresópolis e os agentes de extensão rural de Venda Nova do Imigrante, bem como as secretarias de Agricultura e de Turismo do município capixaba. Foram dois dias produtivos e de muito conhecimento – disse a extensionista rural da Emater-Rio.

Potencial para atrair visitantes

O principal destaque da visita técnica foi a importância da produção das agroindústrias na organização e dinâmica dos roteiros turísticos no campo. Doces, compotas, antepastos, geleias, entre outros produtos, são grandes atrativos não apenas para o consumo, mas também para os olhares curiosos dos turistas, já que a demonstração do processo produtivo também pode compor as atividades de visitação.

Nos dois dias de excursão técnica, os produtores de Teresópolis visitaram seis propriedades, onde puderam observar as características da administração de cada uma delas e as estratégias para a venda dos alimentos produzidos. Além disso, conheceram produtos não muito comuns na área de agroindústria, como os sabonetes de leite de cabra e o socol – espécie de presunto cru feito de lombinho de porco maturado.

– Com as informações e os exemplos, fica mais fácil entender o que precisamos – disse a agricultora Maria Lúcia Lourenço.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir