Logotipo IOERJPágina Principal
domingo, 29 de novembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Detran divulga calendário anual de vistoria para 2,5 milhões de veículos
em 10/01/2012 14:30:00 (2225 leituras)



O calendário de licenciamento anual foi divulgado pelo Detran ontem. Para evitar apreensões em ações de fiscalização, os donos devem ficar atentos aos prazos: os de placa final zero precisam ser vistoriados até 30 de abril, e os de placa final 9, até 30 de novembro. A expectativa é examinar 2,5 milhões de automóveis, 200 mil a mais do que no ano passado.

Mais 60 linhas de vistoria serão inauguradas até o fim do primeiro trimestre. Ainda no começo do ano, serão 44 em postos da Região Metropolitana. A unidade da Barra da Tijuca, por exemplo, ganhará nove linhas, passando das atuais 27 para 36.

Outras onze serão implantadas no primeiro trimestre de 2012, com a inauguração dos postos de Itaguaí, Mesquita e Miguel Pereira. Até julho, Saquarema e Três Rios também abrirão suas unidades. Com as novas linhas, será possível atender, por mês, 80 mil clientes a mais do que em 2011.

Segundo o presidente do Detran, Fernando Avelino, o objetivo é oferecer serviço de qualidade.

- Na busca constante de melhorias dos serviços, 37 dos 47 postos de vistoria já possuem sala climatizada com TV. Até março, todos estarão com esse conforto - afirmou Avelino.




Guia para pagamento do IPVA já está disponível

Proprietários de veículos que quiserem se adiantar e quitar o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) já podem imprimir a guia. Para ter o documento, basta acessar o site www.fazenda.rj.gov.br ou do Banco Bradesco (www.bradesco.com.br) e informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

A taxa deve ser paga para que o motorista possa marcar a vistoria anual junto ao Detran.

Quem optar por pagar o IPVA à vista terá desconto de 10%. Também é possível parcelar o valor em três vezes.

Em 2012, o valor do imposto terá redução média de 5% devido às variações de preço de mercado dos veículos usados.




Fazenda espera arrecadar 13% a mais

O abatimento varia de acordo com o tipo de veículo, ano de fabricação, modelo e marcas, e características como tipo de combustível e país de fabricação.

A estimativa da Secretaria da Fazenda é arrecadar 13% a mais que em 2011. O volume de recursos previsto é de R$1,769 bilhão, contra R$1,565 bilhão arrecadado em 2011.

- A arrecadação incide sobre os carros novos e a frota aumentou. O Estado também adotou medidas para reduzir a inadimplência, como o reforço da OPeração Lei Seca - disse o secretário de Fazenda, Renato Villela.


Imprimir