Logotipo IOERJPágina Principal
quarta, 30 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Deputados americanos conhecem política de pacificação fluminense
em 10/01/2012 09:00:00 (1225 leituras)


 


Uma comitiva de parlamentares norte-americanos, liderada pelo presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, deputado John Boehner, visitou ontem a comunidade do Vidigal, Zona Sul do Rio, pacificada há quase dois emses, para conhecer as soluções desenvolvidas pelo Estado na área de segurança. À tarde, o governador Sérgio Cabral recebeu o grupo em um almoço no Palácio Laranjeiras.

Acompanhado do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, e do coordenador das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), coronel Rogério Seabra, o deputado John Boehner conferiu o sucesso da política de pacificação do Estado e elogiou as ações desenvolvidas para melhorar a qualidade de vida da população.

- O que está acontecendo no Rio é um ótimo exemplo de ação a ser tomada para unir uma sociedade - disse John Boehner.

Para Beltrame, estas visitas mostram que comunidades pacificadas são exemplos para outros países.

- Antes de falar de segurança pública, contextualizamos como esses territórios foram ocupados e viraram áreas com crescimento desordenado. Mostramos o conceito de uma cidade partida e como estamos trabalhando para diminuir essa diferença. O Vidigal, como é uma ação recente, apresenta este contraste - afirmou Beltrame.



Visitas internacionais

Em março de 2011, a Cidade de Deus, na Zona Oeste, recebeu a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que também conferiu o bem-sucedido policiamento comunitário implantado pelo Governo do Rio. Em seu primeiro discurso à população brasileira, no Theatro Municipal, o chefe de Estado americando elogiou a pacificação das comunidades cariocas.

A cantora Madonna visitou a UPP do Santa Marta, em Botafogo, em 2009. A mesma comunidade serviu de cenário para o video-clipe da cantora Alicia Keys em 2010. O secretário de Estado da Habitação e Desenvolvimento dos Estados Unidos, Shaun Donavan, também esteve na comunidade em 2010. A UPP da Babilônia e Chapéu-Mangueira recebeu, no mesmo ano, o secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon.

Imprimir