Logotipo IOERJPágina Principal
quarta, 30 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Comando de Polícia Ambiental reforça patrulha para a Rio 2016
em 29/07/2016 09:10:29 (528 leituras)




O Comando de Polícia Ambiental (Cpam) intensificou o patrulhamento, até o fim das Olimpíadas e Paralimpíadas, nas lagoas da Tijuca e de Jacarepaguá.

Acostumados a coibir crimes ambientais, os policiais têm como objetivo, durante o período olímpico, também impedir a invasão ou a aproximação indevida das instalações dos Jogos. A patrulha especial do Cpam para as Olimpíadas começou no dia 9 deste mês.

– O policiamento na Lagoa de Jacarepaguá, devido à proximidade com o Parque Olímpico, foi reforçado até o fim dos Jogos Rio 2016 – disse o coronel André Luís Araújo Vidal, comandante do Cpam.

Treinamento

A embarcação, com quatro homens por dia, percorre toda a extensão das lagoas. Para atuarem nas Olimpíadas, os policiais ambientais passaram por treinamentos específicos, como mergulho e atuação em terra firme.

– O curso de policiamento ambiental marítimo inclui técnicas de policiamento, salvamento, tiro e muita preparação física, como natação. Também é preciso conhecer bem a legislação ambiental de pesca, principalmente para a identificação de crimes ambientais. Em geral, a formação dura dois meses – afirmou o coronel.

Barcos suspeitos são revistados, e a circulação de jet-skis sem autorização também é reprimida pelos agentes, para evitar acidentes náuticos. A frota do Comando Ambiental, que tem oito embarcações e dois jet-skis, é responsável pelo patrulhamento de todas as lagoas do Rio de Janeiro.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir