Logotipo IOERJPágina Principal
quarta, 30 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Saúde promove testagem para hepatites
em 28/07/2016 09:22:37 (539 leituras)




 A Secretaria de Saúde promove, até amanhã, um evento para testagem rápida dos vírus das hepatites B e C, na Praça São João, em Niterói. Das 9h às 16h, qualquer pessoa que passar pelo local poderá dedicar alguns minutos para checar se está contaminada por um desses dois tipos de vírus.

O evento vai marcar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais e também servir de alerta para essas duas formas da doença, que causam inflamações no fígado e nem sempre apresentam sintomas. A doença pode levar a cirrose, câncer e até mesmo provocar a morte.

O exame é rápido e feito em uma pequena amostra de sangue. A pessoa não precisa fazer nenhum tipo de preparação prévia – como jejum, por exemplo – e caso o resultado dê positivo, ela é encaminhada para um novo teste no Laboratório Municipal. Se a doença for confirmada, o paciente segue para tratamento em uma unidade de saúde. Toda a medicação é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior, afirma que o evento possibilita chamar a atenção para o problema das hepatites virais e destaca a importância do diagnóstico precoce da doença.

Prevenção

– É importante que as pessoas busquem informações sobre o assunto. Por se tratar de doenças assintomáticas, muitas vezes essas formas de hepatite só são descobertas quando o paciente apresenta um estágio avançado da enfermidade, com graves problemas hepáticos. Com o diagnóstico precoce, é possível iniciar rapidamente o tratamento e evitar problemas graves – explicou o secretário de Saúde.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir