Logotipo IOERJPágina Principal
terça, 29 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Aeroporto do Rio recebe exercício de segurança
em 20/07/2016 09:11:41 (546 leituras)




As Forças de Segurança e Defesa que atuarão nas Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016 realizaram, ontem, treinamento integrado de enfrentamento a ameaças externas no RIOgaleão / Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Zona Norte do Rio. O objetivo da ação, coordenada pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça e Cidadania (SESGE/MJC) – em parceria com a Polícia Federal e a Secretaria de Segurança – foi alinhar procedimentos e colocar em prática o plano e as ações de resposta em um cenário crítico visando às competições.

A operação em conjunto começa efetivamente na segunda-feira (25/7), com o reforço de cerca de 1,2 mil profissionais das polícias Militar e Civil; Força Aérea Brasileira (FAB); Exército Brasileiro; Guarda Municipal; Departamento de Transportes Rodoviários do Rio (Detro); Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); Receita Federal; e funcionários da concessionária que administra o aeroporto. Se necessário, serão aplicados todos os protocolos previamente estabelecidos.

– Esse é o início de um novo ciclo para o aumento da segurança. Nos preparamos para receber uma grande festa e o terrorismo é um risco inerente às Olimpíadas. As Forças de Segurança e Defesa estão absolutamente preparadas, seguindo os mesmos protocolos praticados mundo afora, principalmente em países que têm experiência no combate ao terrorismo. Naturalmente, o nível de alerta aumenta ao longo dos Jogos e as forças de Inteligência têm trabalhado intensamente e trocado informações com Inteligências do mundo inteiro. No entanto, enquanto não houver ameaça concreta ao Brasil, não vamos dar sinais de pânico – afirmou o coordenador da Sesge, Cristiano Sampaio.

Protocolos

Durante a Rio 2016, por causa do aumento de voos e passageiros, a Polícia Federal vai coordenar as atividades de segurança na área interna do aeroporto, com a aplicação de ações de prevenção e repressão às possíveis ameaças. A FAB vai patrulhar o perímetro externo continuamente, de 24 de julho a 20 de setembro. As demais Forças de Segurança e Defesa serão acionadas sempre que necessário.

Ontem, foi realizado um simulado de abandono de mala e acionados os protocolos de Inteligência, emprego de cães farejadores de explosivos e drogas, e acionamento do esquadrão antibombas. No treinamento, a equipe policial que atua na rotina do aeroporto foi acionada para verificar um alerta real sobre malas esquecidas em um dos terminais, e seguiu os procedimentos que serão usados durante os Jogos. Por dia, 30 objetos são esquecidos no RIOgaleão.

Polícia Militar lança campanha

A Secretaria de Segurança, através do Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar, lança hoje a campanha Carioca Ligado. Rio Seguro. O objetivo é engajar população e turistas contra ameaças externas. A ação chega às ruas por meio de panfletos, mídias digitais e monitores de concessionárias parceiras, como BRT, SuperVia, VLT, CCR Barcas e Arquidiocese do Rio de Janeiro.  A campanha orienta a população a procurar um agente de segurança e fazer contato pelo 190 ou através do Disque-Denúncia (2253-1177).

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir