Logotipo IOERJPágina Principal
quarta, 30 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Praça Antero de Quental, no Leblon, é entregue à população
em 19/07/2016 09:34:02 (727 leituras)




A Praça Antero de Quental, no Leblon, foi devolvida à população no sábado (16/7). Com a entrega da Estação Antero de Quental da Linha 4, o espaço ganhou novo projeto paisagístico, aprovado pelos órgãos competentes, novos exemplares de árvores, bancos reformados e iluminação reforçada. A área dedicada à terceira idade conta com novos equipamentos, e o parquinho infantil recebeu brinquedos de madeira, inclusive um balanço adaptado para cadeirantes. O mesmo modelo já está instalado na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.

– Ao longo dos últimos anos, ressaltamos que os impactos eram temporários e os benefícios, permanentes. A Avenida Ataulfo de Paiva foi reaberta, o trânsito está circulando e a população está abraçando esse espaço, que tem novos exemplares de árvores e o paisagismo realçado pela iluminação moderna. Além disso, integrados à ambiência da praça, temos dois acessos à estação do metrô, que vai atender 35 mil pessoas todos os dias – disse o secretário de Transportes, Rodrigo Vieira.

Junto ao parquinho está o Ipê Roxo adotado pelo escritor Rubem Fonseca, batizado de Cassiana. Além de preservar a árvore, que foi transplantada, o Consórcio Linha 4 Sul plantou, a pedido do escritor, um novo exemplar, batizado de Beatriz.  A reabertura contou com a apresentação de crianças do Ação Social pela Música.

Moradores e comerciantes aprovam o espaço

Ansiosa para conhecer a nova praça Antero de Quental, a vendedora Marly levou o filho Hugo Lourenço, de 2 anos e meio, para brincar no parquinho.

– Sentia muita falta desse espaço, que é perto da minha casa. Aposto que vai ficar super iluminado – afirmou a vendedora.

Sandra Aparecida Oliveira Neves, de 64 anos, acordou cedo para conhecer a nova praça. Ela contou que a obra era a atração preferida do neto Artur, de 3 anos, apaixonado pelos tratores e escavadeiras que faziam o trabalho. Agora, a psicóloga e a família dela estão ansiosas para usar a nova linha do metrô.

– Já comprei o apartamento na Ataulfo de Paiva sabendo que o metrô viria para cá. Ter esse transporte, de massa, na porta de casa, principalmente indo para a Barra da Tijuca, é tudo! Não tenho mais carro por opção, então, meu foco é o metrô. E, com a estação tão perto, posso ficar tranquila para chegar em casa – contou Sandra.

Reabertura

A presidente das Associações de Moradores e de Comerciantes do Leblon (AMALeblon), Evelyn Rosenzweig, explicou que a liberação do trânsito e a reabertura da praça têm um significado especial também para os comerciantes.

– Voltar à normalidade é muito bacana, especialmente para o comércio, que sofreu com as obras e alterações na rotina. A expectativa é grande porque o público em torno da praça vai aumentar. Além disso, trabalhadores e moradores vão ter mais mobilidade, o que reduz o estresse e representa um ganho na qualidade de vida de todos – disse a presidente da associação.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir