Logotipo IOERJPágina Principal
terça, 29 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Exercícios preparam Forças de Segurança para as Olimpíadas
em 19/07/2016 09:22:42 (485 leituras)




A poucos dias das Olimpíadas, as Forças de Segurança realizaram, no fim de semana, exercícios em conjunto. No domingo (17/7), a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça e Cidadania (SESGE/MJC), concluiu o terceiro simulado de alinhamento das operações de segurança para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, que será realizada no Maracanã, no dia 5 de agosto. No sábado (16/7), a estação de trem de Deodoro também foi palco de um simulado.

Aproximadamente dois mil profissionais atuaram no treinamento de domingo, que testou os detalhes da operação integrada envolvendo os aspectos de deslocamento das autoridades, atletas, voluntários e organizadores que participarão do evento. Foram utilizados mais de 700 veículos, entre motos, carros, vans, ônibus, ambulâncias e dois helicópteros. Cerca de 250 ônibus percorreram rotas de chegada e de partida, tendo como destino o estádio, bem como as imediações do Palácio do Itamaraty, no Centro.

O terceiro simulado, ao contrário dos dois anteriores, teve atuação ininterrupta, não havendo novas orientações e nem troca de posições dos atores participantes. De madrugada, por volta das 3h, os grupos de trabalho se reuniram para a realização dos deslocamentos e a ativação dos Centros de Comando e Controle envolvidos na grande operação. Por volta das 5h, as equipes se concentraram nos pontos de partida para o teste dos trajetos.

– Neste simulado, colocamos a operação nas ruas, e cronometramos trajetos. Estamos satisfeitos com os resultados – afirmou o coordenador regional de segurança dos Jogos SESGE/MJC, Cristiano Sampaio.

No total, cerca de 3,3 mil profissionais de segurança pública estarão trabalhando na região do Maracanã no dia da cerimônia de abertura. A Força Nacional de Segurança fará o policiamento do perímetro interno e das instalações. A Tribuna de Honra passará por vistorias, e equipes da Polícia Federal estarão atuando para garantir a segurança dos chefes de estado. No caso do Palácio Itamaraty, o planejamento de segurança está sendo refinado com base nas avaliações de risco da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Participaram da grande operação as seguintes instituições: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Força Nacional de Segurança Pública, Corpo de Bombeiros, Forças Armadas, além da Companhia de Engenharia de Tráfego e a Guarda Municipal.

No dia 24 de julho, o Rio de Janeiro contará com a ativação completa do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com todas as forças e instituições atuando de forma integrada 24 horas, sete dias por semana. Aproximadamente 47 mil profissionais de segurança estarão atuando durante os Jogos Olímpicos.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir