Logotipo IOERJPágina Principal
domingo, 27 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Forças de Segurança realizam simulado integrado para os Jogos
em 19/07/2016 09:16:02 (515 leituras)




Diversas forças, agências e instituições treinaram juntas, na sexta (15/7) e no sábado (16/7), no maior exercício integrado de enfrentamento a ameaças externas promovido em terminais de transporte público para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A ação teve início após uma informação da Inteligência sobre a ação de um fictício grupo terrorista na região de Gericinó, mas foi neutralizada por agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

No sábado, nova denúncia indicava que uma ação ocorreria na estação de trem de Deodoro da SuperVia, na Zona Oeste. Cerca de mil civis e militares de 20 instituições foram mobilizados. O exercício, em tempo real, teve o objetivo de testar o planejamento e as ações de resposta em um cenário com terroristas. O simulado foi monitorado pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova.

Uma explosão desencadeou a ação dos agentes em um dos trens da SuperVia, parado na plataforma de Deodoro. Um grupo de passageiros (figurantes) foi feito de refém. Negociações se esgotaram, houve invasão de uma das composições e a situação foi controlada. Houve socorro de reféns (figurantes), por equipes do Corpo de Bombeiros, e varredura para a verificação de outro artefato explosivo na parte interna dos vagões. O treinamento contou com o uso de um helicóptero, que também fez a transmissão das imagens, em tempo real, para o CICC Regional.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir