Logotipo IOERJPágina Principal
terça, 29 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Centro Presente inicia segunda etapa
em 18/07/2016 09:17:49 (496 leituras)




Começou no sábado (16/7) a segunda etapa da Operação Centro Presente. O patrulhamento contempla as regiões da Igreja da Candelária, na Presidente Vargas, até a Praça XV, incluindo as ruas Uruguaiana, Alfândega, Buenos Aires, Rosário, Ouvidor, Sete de Setembro e Primeiro de Março.

Ao todo, 204 agentes irão atuar nesta região, diariamente, das 6h30 às 22h30, e são somados aos 168 que já atuam da Praça Mauá até a Igreja da Candelária. A Operação é uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social, com a Fecomércio RJ e a Prefeitura do Rio. A iniciativa segue o mesmo padrão das demais operações Segurança Presente.

– Além do combate permanente à criminalidade, nossa equipe multidisciplinar permite que seja feito um trabalho completo com acompanhamento social e abordagens feitas de forma exemplares – explicou o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Paulo Melo.

Assim como nas outras áreas, o patrulhamento é realizado a pé, de bicicleta e de moto. Ao todo, a Operação irá contar com 66 bicicletas, 24 motos e 15 viaturas. As equipes utilizam câmeras para filmar as abordagens e são monitoradas por GPS.

A base na Praça XV funciona em um micro-ônibus equipado com computadores, e nele é possível ter acesso às imagens de câmeras da região, captadas pelo Centro de Operações da Prefeitura e pelo Centro Integrado de Comando e Controle. O veículo possui câmeras capazes de gerar imagens, em tempo real, de um raio de 500 metros da base.

Ampliação

Nos próximos dias, a Operação será completada com o início da terceira etapa do patrulhamento previsto para o Centro, da Praça XV à Praça da Cinelândia. No total, 522 agentes atuarão nas três áreas, incluindo PMs da ativa e da reserva e agentes civis egressos das Forças Armadas.

O investimento na Operação soma R$ 47 milhões anuais. O custo será dividido entre a Prefeitura do Rio e a Fecomércio RJ. Outros órgãos atuam integrados na Operação: PM; Polícia Civil; Comando Militar do Leste; Secretaria Executiva de Coordenação de Governo da Prefeitura; Guarda Municipal; secretarias de Ordem Pública, de Desenvolvimento Social, de Conservação, de Transportes; e a Comlurb.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir