Logotipo IOERJPágina Principal
sexta, 18 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Meningite: saiba como prevenir
em 13/07/2016 09:11:54 (1694 leituras)




A época mais fria do ano traz preocupações com doenças transmitidas pelo ar ou por secreções, como a saliva. Além da gripe, a meningite, que é a inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, é uma doença típica do inverno no Brasil. Algumas ações simples como lavar as mãos com regularidade e não ficar em ambientes fechados e pouco ventilados podem evitar a doença que, em alguns casos, leva à morte. Crianças e idosos são mais suscetíveis aos sintomas da infecção.

Tipos da doença

Fúngica -
A doença pode ainda ser transmitida por fungos ou parasitas, como caracol africano, mas os casos são mais raros no país.

Bacteriana
Meningites bacterianas são causadas pelos micro-organismos pneumococo, meningococo e hemófilos e exigem tratamento com antibióticos.

Viral -
Meningites virais geralmente não produzem grandes complicações neurológicas e não necessitam de um tratamento específico, com exceção dos quadros causados pelo vírus da herpes.

Sintomas - Rigidez na nuca, Dor de cabeça intensa e contínua, Febre, Transmissão pelo ar ou secreções, como saliva, Vômito e náusea.

Tratamento

No caso de meningite bacteriana, o tratamento deve começar imediatamente após o diagnóstico por meio de antibióticos intravenosos e medicamentos de cortisona, para reduzir o risco de futuras complicações.

Para meningite viral, geralmente, os médicos costumam aconselhar repouso, ingestão de muita água e uso de medicamentos para aliviar as dores. Quando o caso é de meningite fúngica, o tratamento é feito com fungicidas.

Notificação compulsória

A doença meningocócica é um agravo de Notificação Compulsória Imediata, ou seja o serviço de Saúde deve notificar imediatamente à Secretaria Municipal de Saúde quando há suspeita de um caso, a fim de que medidas de prevenção e controle sejam tomadas para evitar a transmissão da doença.

Prevenção - Cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar, Lavar as mãos regularmente, Evitar ambientes fechados e pouco ventilados com aglomeração de pessoas.

A rede pública disponibiliza as vacinas pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada e pentavalente.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir