Logotipo IOERJPágina Principal
quarta, 30 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Moradores e turistas aprovam a Operação Centro Presente
em 08/07/2016 09:23:19 (518 leituras)




A Operação Centro Presente, que começou na segunda-feira (4/7), foi aprovada por visitantes e moradores e já registra resultados positivos para a segurança do Centro do Rio. A primeira etapa do patrulhamento, que vai da Praça Mauá até a Igreja da Candelária, conta com 162 agentes – incluindo policiais militares da ativa, da reserva e egressos das Forças Armadas.

Segundo o vendedor José Carlos da Silva Junior, de 39 anos, a segurança é um incentivo para visitar a região com sua esposa, Rosimeire Gomes, de 39 anos, e o filho David, de 10 anos.

– Com a Operação Centro Presente, a gente se sente mais seguro para visitar e tirar fotos. Vimos vários policiais por todo o caminho – disse o vendedor.

A enfermeira Lúcia Peres, de 52 anos, que mora em Santos, em São Paulo, veio visitar a família e aproveitou para conhecer a revitalizada Praça Mauá.

– Já conhecia a região, mas hoje vi muita diferença. Acredito que o patrulhamento dá maior sensação de segurança durante o passeio – afirmou a enfermeira.

As jovens Marina Andrade e Roberta Francesca, de 19 anos, visitavam a Praça Mauá pela primeira vez.

– Viemos para passear nos museus e estamos nos sentindo muito seguras– explicou Marina.

Tecnologia

Os agentes circulam em trios ou duplas, a pé, de bicicleta, viatura ou de moto, sempre monitorados por GPS e gravam com câmeras todas as abordagens, para garantir maior transparência às ações.

Além dessa tecnologia, um micro-ônibus, na Praça Mauá, funciona como base da operação. O veículo é equipado com câmeras que capturam imagens de um raio de 500 metros e computadores que possibilitam o acesso a imagens captadas pelo Centro de Operações da Prefeitura e pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria de Segurança.

Até quarta-feira (6/7), a ação prendeu 20 pessoas e cumpriu quatro mandados.

A Operação Centro Presente é resultado de uma parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Prefeitura do Rio e o Sistema Fecomércio- RJ.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir