Logotipo IOERJPágina Principal
sexta, 20 de setembro de 2019
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.
Notícias
Imprensa Oficial : Semana da Água alerta para o uso consciente dos recursos hídricos
em 15/03/2011 15:36:45 (1773 leituras)


Por Ascom da Secretaria do Ambiente

Palestras, exposições e atividades para estudantes vão marcar a Semana da Água, que acontece entre os dias 16 e 22 deste mês, e tem o objetivo de conscientizar a população sobre o uso ecologicamente correto dos recursos hídricos. Durante o evento - que comemora o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março- serão abordadas as ações e os projetos relacionados à gestão participativa dos recursos hídricos, o monitoramento da qualidade da água e as obras de saneamento realizadas no Estado.

Promovida em parceria com a Prefeitura do Rio, a programação começa nesta quarta-feira (16/03), às 9h30, no auditório da secretaria. A solenidade terá a presença do secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, da presidente do Inea, Marilene Ramos, e do vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, que fará também a primeira palestra do evento, às 10h30, sobre a importância dos comitês de bacia na gestão dos recursos hídricos.

A abertura contará também com a participação da diretora de Gestão das Águas e do Território do Inea, Rosa Formiga, e da assessora da Secretaria do Ambiente, Eloísa Torres, que realizará palestra, às 11h, sobre os avanços promovidos pelo Pacto do Saneamento no Estado do Rio.

Na quinta-feira (17/03), das 13h às 17h, começam as atividades externas, com a visita dos alunos do curso de formação de Agentes Ambientais ao Centro de Tratamento de Resíduos de Nova Iguaçu. A programação continua com a visita de agentes ambientais e alunos à Estação de Tratamento de Água da Pedra Branca, na sexta-feira (18/03), das 10h às 13h, que inclui uma palestra sobre Gestão Participativa das Águas e uma caminhada interpretativa no Circuito das Águas.

Na segunda-feira (21/03), alunos do Colégio Dom Pedro II e do curso de Agentes Ambientais vão visitar a Estação de Tratamento de Esgotos Alegria. No mesmo dia, acontecem no auditório do Inea três palestras, abordando o uso legal da água, a outorga e o papel das áreas de proteção ambiental na proteção das matas ciliares e na manutenção da qualidade da água.

No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, a comemoração prevê atividades durante todo o dia no Encontro das Águas, espaço do ambiente na Lagoa Rodrigo de Freitas, a partir de 10h. Haverá oficinas de mosquiteca (armadilhas para o mosquito da dengue), palestra sobre monitoramento da qualidade da água e exposições e atividades com o Instituto Pau Brasil, Batalhão Florestal e Comitê de Bacia Hidrográfica.

Na parte da tarde, a programação continua no auditório da sede do Inea. Às 14h, o coordenador de elaboração do Plano de Gestão de Meio Ambiente e Sustentabilidade dos Jogos Olímpicos de 2016, Márcio Santa Rosa, falará sobre o uso racional da água na construção sustentável. A diretora de Gestão das Águas e do Território do Inea, Rosa Formiga, encerra a programação da Semana da Água com uma palestra, às 15h, sobre a situação atual e os desafios da gestão das águas no Estado do Rio.

Imprimir