Logotipo IOERJPágina Principal
quinta, 1 de outubro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Parque Estadual da Pedra Branca completa 42 anos
em 05/07/2016 09:19:13 (509 leituras)




Considerado uma das maiores florestas urbanas do mundo, com 12,4 mil hectares, o Parque Estadual da Pedra Branca, administrado pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente), completou 42 anos de criação em junho. Para celebrar a data, a unidade de conservação ofereceu várias atividades para a população, no domingo (3/7).

– Esse patrimônio precisa ser preservado, cuidado, e o sentimento de pertencimento da população é o que dá vida aos nossos parques – disse o secretário do Ambiente, André Corrêa.

O parque também abriga a exposição permanente Da Pedra Branca ao Pau da Fome, que reúne curiosidades sobre a flora e a fauna. A exposição ocupa a casa projetada pelo arquiteto Zanini.

– No local, há também uma sede administrativa, áreas de lazer, trilhas interpretativas, além de espaço multiuso – explicou o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, Paulo Schiavo.

A unidade está situada no Rio de Janeiro e abrange toda a Baixada de Jacarepaguá e parte dos bairros de Vargem Grande, Vargem Pequena, entre outros.

Dica de caminho histórico

Um destaque é a trilha do Quilombo, que foi rota de fuga dos escravos. A caminhada é iniciada no núcleo Pau da Fome (Jacarepaguá) e leva à Pedra do Quilombo, com 735 metros de altitude; e a trilha para o Açude do Camorim. 

Leia  a notícia no Diário Oficial.

Imprimir