Logotipo IOERJPágina Principal
sexta, 15 de novembro de 2019
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Pesagro-Rio realiza análise de sementes
em 30/05/2016 09:24:51 (504 leituras)




Dois novos laboratórios da Pesagro-Rio, empresa de pesquisa agropecuária vinculada à Secretaria de Agricultura, iniciaram ações para apoiar produtores rurais. Instaladas no Centro Estadual de Pesquisa em Agricultura Orgânica, em Seropédica, as unidades realizam análises de sementes e exames de fitossanidade, visando uma agricultura mais saudável e rentável, evitando o uso de agrotóxicos, prejudiciais à saúde humana e animal.

O laboratório de sementes, por exemplo, está capacitado para fazer testes de germinação, vigor e umidade, além de armazenar sementes orgânicas, que são regularmente distribuídas, em pequenas quantidades, aos agricultores orgânicos para multiplicação, segundo a pesquisadora da empresa de pesquisas, Maria do Carmo de Araújo Fernandes.

– Dispomos de 129 variedades de sementes armazenadas para esse fim, como feijão, quiabo, milho, alface, amendoim, crotalaria (recuperação do solo) e o feijão guandu (recuperação do solo e alimentação humana), entre outras. Elas são ofertadas aos produtores que devem devolver no ano seguinte a quantidade dobrada, mantendo assim o banco de sementes disponível a novos produtores interessados – explicou a pesquisadora.

Segundo Maria do Carmo Fernandes, os testes de germinação de sementes são fundamentais para detectar a percentagem de “pegamento”, evitando perdas para os produtores no ato do plantio.

O Centro de Pesquisa da Pesagro-Rio, em Seropédica, é reconhecido pelos estudos de vários extratos e óleos vegetais, para utilização como produtos alternativos nos plantios orgânicos, substituindo os agrotóxicos.

Controle de pragas

Responsável pelo laboratório de fitossanidade, o pesquisador Luiz Augusto de Aguiar disse que a produção vegetal exige atenção ao controle de pragas.

– A unidade estadual trabalha com as espécies cultivadas no Rio de Janeiro, atendendo às instituições de ensino e pesquisa – ressaltou Luiz Augusto de Aguiar.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir