Logotipo IOERJPágina Principal
quarta, 20 de novembro de 2019
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Centro Integrado de Comando e Controle completa três anos
em 30/05/2016 09:17:04 (457 leituras)




Um dos principais marcos da integração das forças de segurança fluminenses, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) completa três anos amanhã. Localizado na Praça Onze, no Centro do Rio, o CICC reúne representantes das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal; Corpo de Bombeiros; Defesa Civil; Guarda Municipal; Centro de Operações Rio (COR); e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Antes da construção do prédio de quatro andares, representantes da Secretaria de Segurança visitaram centros operacionais dos Estados Unidos, México, Inglaterra, Turquia, além de São Paulo, Fortaleza, Brasília, Porto Alegre, entre outros. Segundo o subsecretário de Comando e Controle, Edval Novaes, foram trazidas as melhores práticas e adaptadas à realidade fluminense.

– Trouxemos o que havia de mais moderno em termos tecnológicos e permanecemos atualizados e recebendo visitas de comitivas nacionais e internacionais. O prédio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com média de 1,2 mil pessoas circulando e um sistema de consciência situacional que integra todas as forças de segurança que atuam aqui. Atendemos 12 milhões de pessoas na Região Metropolitana e poucos locais no mundo têm essa complexidade – afirmou Novaes.

Inauguração

Logo que foi inaugurado, o CICC começou a atuar para a garantia da segurança de turistas e delegações que chegavam ao Rio para a Copa das Confederações, em junho; e de fiéis durante a Jornada Mundial da Juventude, em julho. Naquela época, o sistema de monitoramento reunia quase mil câmeras e ganhou mais de 2 mil desde então. Além disso, a atuação multiagências reduziu o tempo-resposta das ocorrências para menos de dez minutos.

– O CICC permite que as três esferas governamentais atuem em conjunto, o que é um salto para a interoperabilidade das agências no dia a dia da Região Metropolitana ou nos grandes eventos. Com uma única chamada para qualquer instituição que atua no CICC, podemos acionar outras agências que podem fazer parte do atendimento da ocorrência e, com nossas câmeras avaliamos a necessidade de envio de reforço. Esse acionamento multiagências representa vidas salvas – disse o superintendente de Comando e Controle do CICC, George Freitas.

CONTINUA NA PÁGINA 4

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir