Logotipo IOERJPágina Principal
sexta, 15 de novembro de 2019
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Estado do Rio supera meta de vacinação contra a gripe
em 25/05/2016 09:55:48 (482 leituras)




O Estado do Rio de Janeiro atingiu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de vacinação contra a gripe em 2016 e imunizou 80,42% do público-alvo, o que representa um total de 2.929.796 pessoas vacinadas. O balanço é parcial. A expectativa é de que o número de pessoas imunizadas deva ser ainda maior, já que as secretarias municipais ainda vão atualizar dados ao longo das próximas semanas. Antecipada no Rio de Janeiro devido ao aumento do número de casos de H1N1, a campanha nacional de vacinação foi encerrada na sexta-feira (20/5).

– Antecipar a vacinação foi uma medida preventiva que se mostrou acertada desde o primeiro momento. A queda da temperatura pode colaborar para o aumento da transmissão. Portanto, é essencial que a nossa população mais vulnerável esteja protegida – afirmou Luiz Antônio Teixeira Jr., secretário de Saúde.

A meta da campanha nacional era imunizar 80% dos grupos prioritários, compostos por gestantes, crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos, mulheres com até 45 dias após o parto, pacientes crônicos, além de profissionais de Saúde e indígenas. Mais de 3 mil postos em todo o estado atuaram na distribuição das vacinas, que imunizam contra os três subtipos de gripe que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B.

– Na maioria dos casos, a gripe não apresenta complicações, mas entre os grupos prioritários, é uma doença que pode evoluir para casos mais graves. A vacina é uma forma segura e eficiente de se proteger – disse o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.

Campanha antecipada

A Secretaria de Saúde antecipou a campanha de vacinação contra a gripe, que teve início em 25 de abril. Na 1ª fase, foram imunizados gestantes e crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos, além de pacientes renais crônicos. No dia 30, a vacinação foi estendida para os demais grupos prioritários.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir