Logotipo IOERJPágina Principal
quarta, 20 de novembro de 2019
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Leguminosa ajuda na nutrição do solo
em 24/05/2016 09:16:39 (420 leituras)




O uso das leguminosas para a sustentabilidade das lavouras, que vem sendo incentivado pelo Rio Rural, programa da Secretaria de Agricultura,  já rende bons resultados na propriedade do produtor Hernélio Vieira Costa, localizada na microbacia Calundu, em Itaboraí, Região Metropolitana do estado.

Com a orientação técnica do programa, o agricultor passou a consorciar a produção de laranja com o plantio de amendoim forrageiro, uma espécie de leguminosa com alta capacidade de recuperação e fertilização do solo.

– Com esse consórcio, diminuímos a adubação mineral. O método com esterco também é bem menor, o que reduz o trabalho pesado de carregar esse tipo de fertilizante – disse Hernélio Costa. 

Produção

O amendoim forrageiro ajuda na fixação do nitrogênio no solo e também mantém a umidade do terreno.  Além do consórcio de cultivos, o agricultor também recebeu incentivos do Rio Rural para diversificação de culturas. Hoje, ele produz seis variedades de laranja, o que contribui com a regularidade da produção durante as estações do ano.

Segundo o engenheiro agrônomo e técnico executor do Rio Rural em Itaboraí, José Basílio, o trabalho de extensão realizado com o agricultor é exemplar.

– Além da adoção de práticas sustentáveis na área de fertilização, o produtor passou a integrar programas que contribuem para a melhoria de sua qualidade de vida– afirmou Basílio.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir