Logotipo IOERJPágina Principal
sexta, 15 de novembro de 2019
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Rio de Janeiro ganha primeiro Refúgio da Vida Silvestre
em 20/05/2016 09:25:20 (610 leituras)




O Rio de Janeiro ganhou mais uma importante unidade de conservação: o primeiro Refúgio da Vida Silvestre, localizado na região do Médio Paraíba. Com mais de 110 milhões de metros quadrados, o espaço se estende da Represa de Funil, na divisa com São Paulo, até Três Rios e será uma importante contribuição para a garantia da segurança hídrica do estado. Este é um dos três compromissos assumidos pelo Governo do Estado, em 2015, no I Encontro dos Secretários de Meio Ambiente dos Estados da Mata Atlântica.

Organizado pela ONG SOS Mata Atlântica, o principal objetivo do encontro é zerar o desmatamento ilegal até 2018 nos 17 estados que integram o bioma. Definido no documento Nova História para a Mata Atlântica, o compromisso foi assumido por todos os secretários. O segundo encontro realizado ontem, no Palácio Guanabara, contou com a participação do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, que formalizou a adesão do governo federal ao pacto.

– Fico feliz em ver que a sociedade civil organizada, representada pela SOS Mata Atlântica, e as três esferas de governo estão articuladas para o desmatamento ilegal zero até 2018 – afirmou o ministro Sarney Filho.

Monitoramento e gestão

Durante o II Encontro, o secretário do Ambiente, André Corrêa, enfatizou as medidas iniciadas pelo Governo do Rio. Uma delas é o Projeto Olho Verde, um monitoramento por satélite do território fluminense. O outro compromisso é o lançamento da manifestação de interesse de uma parceria público-privada (PPP) para gestão do território do Parque Estadual da Ilha Grande.

– A tecnologia do Olho Verde vai identificar áreas desmatadas ilegalmente. Já a PPP vai prever a implantação de saneamento básico e a gestão dos resíduos sólidos da Ilha Grande – disse Corrêa.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir