Logotipo IOERJPágina Principal
quarta, 20 de novembro de 2019
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Robô de última geração vai atuar nas Olimpíadas
em 17/05/2016 09:17:52 (442 leituras)




Os atletas, turistas e moradores do Rio de Janeiro terão um aliado tecnológico na área de Segurança durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, em agosto. O Esquadrão Antibomba da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil, vai contar com um robô antibomba de última geração.

Chamado de iRobot, o equipamento norte-americano foi doado ao Governo do Rio, em 2013, pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça e Cidadania. O robô de pequeno porte esteve à disposição da polícia judiciária fluminense durante a Copa do Mundo.

– O iRobot é um equipamento articulado com uma câmera acoplada na ponta e recursos tecnológicos para escanear o suposto artefato explosivo; removê-lo do local; ou desativá-lo com um canhão de ruptor, uma ferramenta que dispara um tiro de água. Assim reduzimos os riscos durante a operação e garantimos mais segurança para o técnico de explosivos e a população durante o desarme do artefato – afirmou o inspetor de Polícia Civil e técnico de explosivos da Core, Helison Brito.

Na semana passada, a Core participou de uma simulação de ataque terrorista a bomba na plataforma da Rodoviária Novo Rio. A operação teve o apoio do Corpo de Bombeiros, do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) e da concessionária Novo Rio.

– Em atividades como essa, criamos um contexto adaptado à realidade brasileira, confeccionamos um artefato sem explosivo e seguimos o procedimento padrão: isolamento da área; articulação com outras forças estaduais e nacionais quando necessário; e escolha de equipamentos como roupa antibombas, raios-X ou o próprio iRobot de acordo com a complexidade para garantir a segurança da ação – disse Brito.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir