Logotipo IOERJPágina Principal
sexta, 15 de novembro de 2019
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Cidades do Noroeste recebem o revezamento da Tocha no Rio
em 16/05/2016 09:59:06 (505 leituras)




A Tocha Olímpica ingressa hoje, pela primeira vez, no Estado do Rio pelas cidades de Itaperuna e Bom Jesus de Itabapoana, no Noroeste Fluminense.  O professor de Matemática Raphael Pereira dos Santos será o primeiro servidor estadual a conduzir a chama olímpica em território fluminense. O funcionário público – que participará do revezamento em Bom Jesus de Itabapoana – foi um dos 50 selecionados na campanha Servidores que Valem Ouro. A chama passará, em seguida, por Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo.

– É uma alegria proporcionar aos nossos servidores, que fazem um trabalho fundamental, a chance de fazer parte da história – disse o secretário-chefe da Casa Civil, Leonardo Espíndola.

Quarenta e três municípios  serão contemplados com a passagem do fogo olímpico. Em nove deles, a chama pernoitará: Angra dos Reis, Volta Redonda, Petrópolis, Nova Friburgo, Macaé, Cabo Frio, Niterói, Nova Iguaçu, além da capital. O maior símbolo do evento esportivo chegará definitivamente ao estado por Paraty, no dia 27 de julho.

– A visita da Tocha às cidades de Itaperuna e Bom Jesus de Itabapoana será um aperitivo. Quando a chama entrar de novo no Rio de Janeiro, o clima olímpico estará mais presente – explicou o diretor de cerimônias, Leonardo Caetano.

Entrada definitiva: Paraty

 Na Costa Verde, a chama olímpica será conduzida pela Avenida Roberto Silveira em direção ao centro histórico.

– Será um momento especial para moradores e visitantes – disse o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nelson Arnaldo de Oliveira.

Última parada: Nova Iguaçu

 O último município a participar do revezamento  antes da chegada ao Rio está pronto para a festa.

– Nova Iguaçu tem tradição no esporte. Vamos celebrar muito a passagem da chama – afirmou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Adriano Santos.

Curiosidades

Cada Tocha é produzida com alumínio reciclado e resina. Tem acabamento acetinado e pesa entre 1kg e 1,5kg, medindo 63,5cm quando fechada e 69cm de altura quando aberta.

Foram produzidas cerca de 12 mil unidades para o revezamento. Elas serão levadas por 12 mil condutores.

Serão percorridos 20 mil quilômetros por estradas e 10 mil milhas aéreas no trecho ao Norte e Centro-Oeste.

O revezamento dura em média 12 horas diárias, começando às 7h e terminando por volta das 19h, com a cerimônia de acendimento da pira de celebração.

A chegada ao Rio de Janeiro será em 4 de agosto. No dia seguinte, as ruas da cidade olímpica serão palco do revezamento até o Maracanã, para a Cerimônia de Abertura e acendimento da Pira Olímpica.

Leia a notícia no Diário Oficial

Imprimir