Logotipo IOERJPágina Principal
quarta, 20 de novembro de 2019
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Rio de Janeiro ganhará três novas pistas de skate
em 12/05/2016 10:21:36 (450 leituras)




Três pistas para a prática do skate serão entregues à população do estado – duas na cidade do Rio, em Manguinhos e Campo Grande, nas Zonas Norte e Oeste, respectivamente, e outra em São João da Barra, no Norte Fluminense. A iniciativa é fruto da contrapartida social dos Jogos Cariocas de Verão, que foram viabilizados pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. As pistas de Manguinhos e de São João da Barra estão em construção, enquanto a de Campo Grande já está sendo totalmente reformada.

DEMOCRATIZAÇÃO

- Ao levar a modalidade para estas localidades, estamos democratizando o acesso ao esporte para todo o estado – disse o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Maco Antônio Cabral.

Os projetos das três pistas foram desenvolvidos pela Rio Ramp Design, empresa que também foi responsável pela construção do skatepark do Parque Madureira, considerada a mais completa por ter os três estilos – Street, Bowl e DownHill.

A obra mais avançada é a de Manguinhos, que está na fase de concretagem e será instalada em frente à Biblioteca Parque e próxima ao Centro de Referência da Juventude. Na área de 500 metros quadrados ficará a pista, o estilo street poderá comportar até 20 skatistas ao mesmo tempo. Um dos principais diferenciais é o pentágono, um obstáculo que possibilita diferentes manobras.

Morador de Manguinhos, Jonathas Silva, de 27 anos, trabalha na obra.

- É legal saber que estou trabalhando em um lugar que as crianças da comunidade vão usar –  disse Jonathas.

CAMPO GRANDE: ESPAÇO É REFORMADO

O pontapé das obras em São João da Barra foi dado no início deste mês em conjunto com a prefeitura do município do Norte Fluminense. Também no estilo street, a pista está sendo construída em uma área de 270 metros quadrados, no espaço do Ciep Professora Gladys Teixeira e terá formato de skate plaza, mais conhecido como praças dos skatistas (veja no croqui ao lado). São 1 144 metros quadrados. O estilo é predominantemente o bowl e tem um circuito flow park. As intervenções servirão para refazer as rampas externas, os acertos nos raios de curvatura, além de ganhar uma casca de concreto de 10 cm de espessura.

Morador de Realengo, Paulo Roberto Santos, de 27 anos, teve o primeiro contato com o esporte na pista em que atualmente ele auxilia na reforma.

- Esta pista teve muita influência na minha vida como skatista. E hoje tenho o prazer de ajudar na obra de revitalização – explicou Paulo Roberto.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir