Logotipo IOERJPágina Principal
quarta, 20 de novembro de 2019
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Defesa Civil forma núcleos comunitários
em 12/05/2016 10:17:10 (487 leituras)




O Quartel Central do Corpo de Bombeiros promove, no sábado (14/5), a formatura dos novos núcleos comunitários da Secretaria de Defesa Civil do Rio. Um grupo de 63 jipeiros e de 136 escoteiros dos municípios de Maricá, Cabo Frio, São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro participou de treinamentos voltados para atuação em áreas de risco de desastres.

O grupo de jipeiros tem a função de auxiliar o poder público na resposta em casos de desastres em locais de difícil acesso, onde as viaturas convencionais não conseguem chegar.

Já a turma dos escoteiros fica a função de auxílio às defesas civis dos municípios no suporte administrativo às operações, permitindo que as equipes de atendimento possam concentrar os esforços nas atividades de socorro.

O trabalho de formação destes agentes foi realizado pela Superintendência Operacional da secretaria em parceira com a Cruz Vermelha RJ e a Liga Brasileira de Radioamadores (Labre-RJ). As atividades aconteceram no Grupamento de Busca e Salvamento durante quatro dias. Os temas abordados foram: primeiros socorros; prevenção e combate a princípio de incêndio; segurança com botijão de gás; operações com radioamadore e noções de defesa civil.

- O Clube de Jipeiros tem sido um grande parceiro nas ações de Defesa Civil no Estado do Rio de Janeiro, tendo participado ativamente em diversas situações de desastres. Essa ação minimiza consideravelmente as consequências nas comunidades atingidas, assim como a atuação dos escoteiros, que têm como lema ajudar o próximo em qualquer ocasião - disse o superintendente operacional coronel Marcelo Hess.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir