Logotipo IOERJPágina Principal
sexta, 15 de novembro de 2019
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Obras da Linha 4 recebem visitantes de todo o mundo
em 05/05/2016 09:17:21 (400 leituras)




A complexidade da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca – Ipanema), a maior obra de infraestrutura urbana em execução na América Latina, desperta a curiosidade de estudantes de Engenharia, da população fluminense e de visitantes de todo o mundo. Desde o início da obra, mais de cinco mil pessoas – entre elas cerca de mil americanos, japoneses, mexicanos, franceses, chineses, noruegueses e quenianos – conheceram os canteiros das futuras estações. As visitas acontecem no último domingo de cada mês.

O passeio começa na Estação Interativa do Consórcio Linha 4 Sul, onde os visitantes conhecem mais sobre o projeto metroviário e assistem ao vídeo de apresentação da Linha 4, em 3D. Já nos canteiros de obras das estações,  que estão em fase final de acabamento, o grupo caminha por todo o trajeto que será percorrido pelos passageiros que utilizarão a Linha 4. Na Estação Nossa Senhora da Paz, por exemplo, o caminho vai desde o acesso pela Rua Joana Angélica até a saída pela Rua Maria Quitéria. Os locais das visitas são alternados mês a mês, mas sempre leva a alguma estação (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah ou Antero de Quental) e ao túnel.

“A obra é um grande desafio de engenharia, que atrai estudantes e profissionais da área pela sua complexidade. Além disso, a visita é uma oportunidade para que os moradores do entorno vejam o trabalho concretizado. Também é uma forma de as pessoas se prepararem para usar a Linha 4 do Metrô, que vai mudar significativamente a forma de deslocamento de quem mora e trabalha nos bairros atendidos pelo traçado da nova linha”, afirmou o secretário de Transportes, Rodrigo Vieira.

>>> Sinalização - No subsolo, para que o público tenha uma ideia de onde está caminhando, em relação à superfície, foram instaladas placas com os nomes das ruas que ficam acima dos túneis da Zona Sul. A sinalização foi implantada entre as estações General Osório e Jardim de Alah. Inédita, a iniciativa precisou do auxílio de topógrafos para a identificação das localizações exatas. Ao todo, 13 placas indicam a passagem pelas ruas de Ipanema, como Maria Quitéria e Aníbal de Mendonça. A sinalização será mantida após a conclusão das obras. Desta forma, os futuros passageiros da Linha 4 poderão ver as placas de dentro dos trens. CONTINUA NA PÁGINA 4 

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir