Logotipo IOERJPágina Principal
sexta, 15 de novembro de 2019
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Pesquisa traça desempenho do turismo no Estado do Rio
em 04/05/2016 09:36:41 (564 leituras)




A pesquisa Clima Empresarial do Turismo no Estado vai traçar a dinâmica da oferta turística no Rio de Janeiro. Elaborado pela Secretaria de Turismo, o projeto tem o objetivo de mapear o desempenho dos setores de alimentação, transportes, meios de hospedagem, lazer e agências de viagem do estado. A partir do diagnóstico do ambiente organizacional, a ideia é traçar estratégias de gestão para que os empresários do setor possam melhorar os serviços.

“A pesquisa é uma ação integrante do Prodetur  (Programa de Desenvolvimento do Turismo do Rio de Janeiro), fruto de uma política mais ampla ligada ao planejamento de médio e longo prazos para o setor no estado. Por isso, será de vital importância obter esta participação empresarial para contribuirmos para a dinâmica do mercado”, afirmou o secretário de Turismo, Nilo Sérgio.

Para a execução do trabalho, um questionário online foi enviado para empresários de 23 municípios fluminenses da área de abrangência do Prodetur. Oito cidades com melhor desempenho no setor foram os alvos iniciais do projeto:  Rio de Janeiro, Armação dos Búzios, Angra dos Reis, Paraty, Valença, Itatiaia, Petrópolis e Teresópolis. Ao todo,  mais de cinco mil estabelecimentos participantes, além do Sebrae, secretarias municipais de Turismo e associações de classe, vão participar do esforço.

>>> Aprovação - A empresária Camila Thees,  de 32 anos, presidente do Petrópolis Convention e Visitors Bureau,  aprova a iniciativa.

“É muito importante para que cada empresário possa se autoavaliar em comparação ao mercado em geral. A pesquisa nos faz refletir, pois muitas vezes não atentamos para certos comparativos que são de extrema importância para situar o nosso negócio no mercado.

Esperamos que, a partir deste resultado, possamos seguir com ações que venham a impactar diretamente no nosso modo de administrar e de gerir os negócios”, explicou Camila.

A análise dos modelos de gestão adotados na pesquisa vai apontar ainda a necessidade de qualificação, além de políticas públicas voltadas ao empresariado que atua no setor.

>>> Estudo de mercado - A pesquisa de mercado vai ser realizada ao longo dos próximos 12 meses pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Trimestralmente, os empresários participantes poderão fornecer suas perspectivas sobre variações, como demanda nacional ou internacional, custos operacionais, preços e número de funcionários, dentre outros itens.

Serão captadas, ainda, informações sobre o desempenho no trimestre imediatamente anterior ao atual, e comparações entre iguais períodos em anos consecutivos. Da mesma forma, os participantes vão fornecer suas expectativas para os próximos trimestres e apontar quais são os fatores favoráveis e os mais desfavoráveis ao desenvolvimento dos negócios.

A pesquisa mensal realizada pela FGV para o Ministério do Turismo, no mês de março, mostra que 72,9% dos brasileiros entrevistados têm a intenção de visitar destinos nacionais. Em 2015, no mesmo período, a intenção era de 70,9%. Esses resultados refletem a percepção detectada inicialmente pela pesquisa de Clima Empresarial no estado, ou seja, a expectativa é positiva para os próximos meses, em especial em relação à realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir