Logotipo IOERJPágina Principal
sexta, 15 de novembro de 2019
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Ouvidoria das UPPs completa 2 anos com mais de 1,4 mil atendimentos
em 03/05/2016 09:42:37 (582 leituras)




Lançado pelo Governo do Estado, o serviço de Ouvidoria da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) Paz com Voz completa 2 anos com mais de 1,4 mil registros de atendimento. O número – que leva em consideração o período de 1° de maio de 2014 a 29 de abril deste ano – reúne atendimentos feitos por meio do site da ouvidoria, e-mail, carta, telefone e presencial na unidade móvel, que visita todas as comunidades com UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), e na sede da coordenadoria, em Bonsucesso. 

Dos 1.409 atendimentos – a maioria anônimo e presencial – foram registrados 1.203 denúncias, 118 elogios e 88 sugestões. Todos os registros são respondidos. Em resposta às ocorrências de perturbação do sossego, foi possível transferir eventos, enviar casos ao trabalho de mediação de conflitos – desenvolvido por policiais militares, em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) – distribuir de maneira mais eficaz o efetivo para policiamento e orientar comerciantes quanto à Lei da Perturbação do Sossego (artigo 42 da Lei nº 3.688). A partir das denúncias de tráfico de drogas, policiais das UPPs efetuaram prisões e apreensões de drogas.

>>> Ajuda online - De acordo com a chefe da Ouvidoria, capitã Sílvia Souza, o site ouvidoriaupp.com.br passa por uma modernização do banco de dados, que fornecerá novas ferramentas para dinamizar o trabalho dos ouvidores e acabar com os registros em papel. O novo ambiente virtual estará disponível a partir do dia 1º de junho. O espaço vai possibilitar ainda que os usuários acompanhem os registros com acesso por meio de login e senha, sem necessidade de número de protocolo. Um aplicativo disponível para Android também foi concluído e aguarda licença para ser lançado. Nos últimos meses, a página Ouvidoria das UPPs começou a receber a colaboração dos moradores pelo Facebook.

“Não cuidamos só das demandas ligadas à segurança pública. Redirecionamos outras solicitações, como defesa e garantia dos direitos da mulher, do idoso e dos animais, saneamento, iluminação e saúde, que cabem às demais instituições”, afirmou a capitã Sílvia. Para a PM, o trabalho da Ouvidoria também colabora com o Setor de Inteligência das UPPs e o Disque-Denúncia, à medida que fornece dados e informações importantes ao trabalho dos agentes.

>>> Serviço - A Ouvidoria conta com 15 profissionais, todos capacitados pela Associação Brasileira de Ouvidores, em parceria com uma empresa privada de consultoria e treinamento. Temas como Gestão de Pessoas, Legislação, Ética e Direitos Humanos integraram a ementa do curso.

O serviço recebe demandas pelo telefone (21) 2334-7599, por meio do site, que está em manutenção, pelo Facebook (Ouvidoria das UPPs) e na Coordenadoria de Polícia Pacificadora, que fica na Avenida Itaoca, em Bonsucesso.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir